|ABIC

ABIC arranca com as celebrações dos seus 20 anos

Amanhã, dia 28 de Janeiro, às 16h30, na Casa do Alentejo, a ABIC organizará a primeira iniciativa no âmbito das celebrações dos seus 20 anos, que decorrerão ao longo dos próximos meses por todo o país. A entrada é livre.

Créditos / Abic

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica celebra 20 anos de existência em 2023. Como tal, irá organizar amanhã uma mesa redonda aberta à discussão com actuais e antigos dirigentes sob o tema 20 anos de luta dos bolseiros de investigação que conta com a participação de Sandra Pereira, presidente da ABIC entre 2017  e  2019, André Levy, presidente da ABIC entre 2007  e  2009, Nuno Peixinho, presidente da ABIC entre 2019  e  2021 e Bárbara Carvalho, actual presidente, contando com a moderação de Rita Reis. A iniciativa servirá ainda para anunciar o calendário das celebrações por todo o país.

Em declarações ao AbrilAbril, Bárbara Carvalho avançou que, entre outras iniciativas, está prevista uma campanha em torno do fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação, que terá início com a entrega de uma carta aberta à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já no próximo dia 31 de Janeiro; um dossier temático na Vértice em torno do ensino superior e da investigação científica; e uma série de reuniões de bolseiros por todo o país sob o lema «20 anos, mais de 20 plenários».

A dirigente acrescentou ainda que as celebrações dos vinte anos da associação «não são um fim em si mesmo. Pensámos num programa que permita recuperar as conquistas dos bolseiros nos últimos vinte anos (como o acesso à licença de maternidade, a actualização do valor das bolsas ou a generalização dos contratos de trabalho para investigadores doutorados) mas, sobretudo, que dê força à luta pelo fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação e substituição de todas as bolsas por contratos de trabalho».

Sobre a situação do sector e os avanços alcançados, Barbara Carvalho disse «sabemos que muitas conquistas dos últimos anos podiam ter ido mais longe mas também sabemos que só não foram porque os decisores políticos não quiseram. Ainda assim, foram dados passos muito relevantes para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos bolseiros». Mas não se ficou por aqui, e sobre o futuro vinca que «é preciso intensificar a mobilização dos trabalhadores científicos porque estas duas décadas mostram-nos que foi sempre em momentos de maior mobilização que as conquistas foram alcançadas».

A ABIC, criada em 2003, tem vindo a desenvolver trabalho no que concerne ao estatuto do bolseiro de investigação, contribuindo para o reconhecimento e dignificação dos profissionais que exercem investigação científica e gestão de ciência em Portugal enquanto bolseiros.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui