|SNS

Saque confirmado: Portugal perdeu 14 hospitais públicos e ganhou 29 privados

Em 2022 existiam 243 hospitais em Portugal, dos quais 112 públicos e 131 privados. O crescimento dos privados começou após a chegada do PS ao poder.

CréditosPaulo Novais / Agência Lusa

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), face a 2010, o ano que antecedeu a entrada da troika em Portugal, verifica-se uma diminuição de 14 hospitais públicos, mas um aumento de 29 hospitais privados. 

O INE dá ainda conta de que em 2022 estavam em funcionamento 131 hospitais privados, mais 29 do que em 2010, sublinhando que a «predominância numérica» começou em 2016 – período que coincide com o arranque do primeiro governo do Partido Soocialista encabeçado por António Costa.

Apesar destes número, os hospitais públicos ou em PPP também continuam a liderar nas consultas médicas realizadas, uma vez que asseguram 62% do total de consultas efectuadas nas unidades de consulta externa dos hospitais portugueses, mas esta é a componente de atividade em que os hospitais privados conseguiram atingir um peso mais expressivo, representando 38% do total (mais 6,2% face a 2021).
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui