É uma vitória das populações. Depois de anos a reivindicar o tempo de espera dos comboios na linha do Sado vai diminuir. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que nas suas redes sociais disse que já podem ser consultados os novos horários da Fertagus em vigor a partir de 15 de Dezembro.
A partir dessa data as populações terão comboios a cada 20 minutos, já que até ao momento os comboios da Fertagus têm partidas de meia em meia-hora e durante o restante período de uma em uma hora até à considerada «hora de ponta», em que as partidas retomam a periodicidade inicial, voltando depois a ser de hora em hora até ao último comboio do dia.
Ao jornal regional Setubalense, André Martins disse que teve várias reuniões com o ministro das Infraestruturas, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a empresa Fertagus e que, depois de muitas “insistências”, foi tomada a decisão de se «aliviar a pressão notória que se sente nas carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana para Lisboa».
Apesar de passar a ser mais fácil e rápido chegar a Lisboa e vice-versa, as reivindicações não ficam por aqui. Continua a ser exigida a extensão do serviço do «comboio da ponte» até à estação de Praias do Sado, algo que iria beneficiar professores e milhares de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e eliminaria o transbordo para chegar à instituição.
Depois da criação do passe social intermodal, os habitantes da Península de Setúbal ficam com mais e melhores condições de mobilidade, algo que poderá potenciar a região a nível social e económico, reforçando a importância da capital de distrito no panorama nacional.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui