|50 anos do 25 de Abril

CGTP debate Abril e as transformações operadas no País

O economista Ricardo Paes Mamede é um dos oradores da iniciativa que a Intersindical realiza amanhã, em Évora, sob o lema «Transformações Políticas, Económicas e Sociais» no pós-25 de Abril. 

Créditos / Museu Nacional Resistência e Liberdade

Este é o terceiro de três debates que a CGTP-IN promove no âmbito do seu programa comemorativo dos 50 anos da Revolução dos Cravos. O objectivo, refere num comunicado, é «promover a defesa e concretização dos direitos e do projecto de sociedade» que a Constituição consagra e onde ficaram estabelecidos os valores e as conquistas de Abril. O programa, de dia inteiro, arranca pelas 10h15, no Hotel M’ar de Ar Muralhas, em Évora.

Após a abertura dos trabalhos, por José Correia, da Comissão Executiva da CGTP-IN, será a vez de Isabel Camarinha, anterior secretária-geral da Inter, abordar a «Democracia política, económica, social e cultural – Projecto de Abril consagrado na CRP», a luta dos trabalhadores e o desenvolvimento do País, o fim da Guerra Colonial e a luta pela paz.   

Segue-se o economista e professor universitário, Ricardo Paes Mamede, que se debruçará sobre temas como a «Democracia Económica como Elemento Central do Regime Democrático», o processo de integração na União Europeia e as implicações na soberania, a par dos sectores estratégicos da economia nacional. 

Ao início da tarde, pelas 14h30, fala Abílio Fernandes, recentemente homenageado pela Câmara Municipal de Évora com a Medalha de Ouro da Cidade pelo trabalho desenvolvido à frente da autarquia, entre 1976 e 2001. Actual presidente da Associação Povo Alentejano, Abílio Fernandes irá abordar temas como a reforma agrária, o fim dos latifúndios e a soberania alimentar. Segue-se um debate e o encerramento da sessão, pelo secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui