|50 anos do 25 de Abril

Já há um mural no Porto para «Cumprir» Abril

Foi inaugurado este domingo, na estação da Trindade, no Porto, um painel colaborativo com concepção artística de Miguel Januário, no âmbito do projecto «Cumprir», que assinala 50 anos da Revolução de Abril.

Créditos / Adérito Machado

São 736 azulejos de «todo o tipo de gente», como sublinhou Miguel Januário aquando da inauguração do mural que Lisboa acolhe desde Outubro do ano passado, no Rossio. Na Invicta, a estação de metro da Trindade exibe desde ontem um painel com 9,5 metros de largura e 3,25 metros de altura. 

O trabalho colaborativo insere-se no projecto «Cumprir», posto em marcha através de várias oficinas de pintura de azulejo, sob orientação do artista visual e designer gráfico, autor do reconhecido projecto de arte de intervenção ±MaisMenos±. Com o propósito de projectar os valores de Abril e cumprir a Constituição da República Portuguesa, o PCP desafiou Miguel Januário a pensar num projecto público com o mote «Cumprir», onde participassem outros artistas, mas que se estendeu também à comunidade. 

«Que bonito foi ver pessoas de várias origens, de várias idades, de várias ocupações, a pintarem a lei fundamental do nosso País», afirmou Paulo Raimundo, na sessão de inauguração, este domingo. «Cada traço, cada azulejo que compõe este mural é a prova da vitalidade de Abril, desse Abril que é preciso ser retomado e estar presente na vida do nosso povo, desde logo as suas conquistas consagradas na Constituição da República Portuguesa», reforçou o secretário-geral do PCP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui