Num momento marcante para a preservação da memória e do património histórico, foi formalmente constituída, no passado dia 1 de Fevereiro, a Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche. A Assembleia Geral Constituinte reuniu 110 sócios fundadores no Auditório Municipal de Peniche, contando com o apoio da Câmara Municipal e da Direcção do Museu.
Na sessão, foram aprovados por unanimidade os Estatutos e eleitos por maioria com uma abstenção os primeiros Órgãos Sociais. Luís Filipe Matos Raposo assumirá a presidência da Mesa da Assembleia Geral, Álvaro Pato presidirá à Direcção da Associação, e José Pedro Soares ao Conselho Fiscal. O mandato agora iniciado compromete-se a reforçar o apoio ao Museu Nacional Resistência e Liberdade e a dinamizar actividades que preservem a memória da resistência à ditadura fascista.
Na sua intervenção, o presidente da Direcção eleito destacou as principais áreas de actuação da Associação, assinalando que:
«Propomo-nos colaborar na realização de actividades que tornem a Associação e o Museu mais conhecidos, ajudar o Museu na recolha de documentação e outro material de divulgação da memória da resistência à ditadura com valor museológico e referenciação da História da luta antifascista, e estimular, ao nível do ensino, os valores da democracia e da liberdade, através do conhecimento da nossa história contemporânea, com referência ao período da ditadura e ao seu derrube em 25 de Abril de 1974.»
Acrescentou ainda que a associação pretende «cooperar, em articulação com as autarquias locais e a sociedade civil, associações e colectividades, bem como com outras organizações democráticas e antifascistas, em iniciativas que exprimam a homenagem e o reconhecimento ao combate cívico e à resistência em prol da liberdade e da democracia, sempre em cooperação com a Direcção do Museu.»
A sessão contou ainda com a intervenção da directora do Museu, Aida Rechena, que deu nota do papel fundamental da nova Associação no reforço das iniciativas de preservação da memória e dinamização cultural da Fortaleza de Peniche. No encerramento, foi lançado um apelo à participação activa de todos os associados, sublinhando a importância do envolvimento colectivo para o futuro da Associação e para o apoio ao Museu.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui