Formação de nadadores salvadores passa para privados

PCP quer desmilitarização da Autoridade Marítima

A Autoridade Marítima Nacional vai ser ouvida no Parlamento por iniciativa do PCP que propõe alterações no sector.

PCP quer alterações na Polícia Marítima e na Autoridade Marítima Nacional
CréditosAdriao / CC BY 3.0

A Comissão Parlamentar de Defesa Nacional aprovou, por unanimidade, a audição do Almirante Macieira Fragoso na qualidade de Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Esta iniciativa do PCP, chumbada na anterior legislatura, permite debater os problemas que afectam a AMN, nomeadamente ao nível dos meios materiais e humanos e das questões que se prendem com o salvamento marítimo.

A formação de nadadores salvadores tem sido um tema alvo de polémica, com a transferência do Estado para escolas privadas dessa responsabilidade. Estas alterações podem pôr em risco a segurança nas praias neste início de época balnear.

O PCP já apresentou dois projectos que aguardam discussão na Assembleia da República que visam a desmilitarização de funções administrativas e policiais. Além da proposta de uma lei orgânica para a Polícia Marítima, foi entregue uma proposta para que o Director-Geral da Autoridade Marítima passe a ser a Autoridade Marítima Nacional na dependência directa do Ministro da Defesa Nacional.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui