Este é o quarto trimestre consecutivo com um crescimento económico acima de 2%, o que não acontecia desde o final de 2007, há quase dez anos. Comparativamente com o segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,5% em termos reais, mais 0,2 pontos percentuais que no trimestre anterior.
Segundo o INE, o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, verificando-se uma aceleração do consumo privado. Durante os três meses em causa, os pensionistas que ganham até 630 euros começaram a receber o aumento extraordinário até dez euros (em Agosto).
A recuperação do investimento, que se vinha verificando no segundo trimestre, em comparação com o ano passado, abrandou entre Julho e Setembro. Em cadeia, ou seja, na comparação directa entre os segundo e terceiro trimestres de 2017, houve mesmo uma redução, sinaliza o INE.
Recorde-se que o investimento público atingiu o ponto mais baixo desde 1995 em 2016 e, de acordo com a última estimativa do Governo, deve manter-se nos mínimos dos últimos 20 anos.
Na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), o Governo reviu em alta a estimativa do crescimento da economia de 1,8% para 2,6% este ano e de 1,9% para 2,2% no próximo.
Os dados divulgados hoje resultam da estimativa rápida do INE, sendo confirmados com a publicação das contas nacionais trimestrais a 30 de Novembro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui