A 27 de Março, no Dia Mundial do Teatro,

«A Noite Antes da Floresta» estará em cena no Fórum Municipal Luísa Todi

Alguém vagueia na noite. Numa esquina qualquer, em condições desumanas de sobrevivência, lança um grito de amor que se perde na noite fria e chuvosa.

O Teatro Estúdio Fontenova sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no dia 27, às 21h30, com A Noite Antes da Floresta, Bernard-Marie Koltés, encenada por José Maria Dias e interpretada por Eduardo Dias.

A presente encenação foi concebida em 2008 e estreada no mesmo ano. Teve uma reposição em 2013 e em 2017 voltou à cena, com espectáculos em Faro e Albufeira. Em 2018 está de novo em digressão.

O espectáculo tem entrada entrada gratuita e realiza-se no âmbito das comemorações em Setúbal do Dia Mundial do Teatro, contando nesse dia com a participação especial do Coral Luísa Todi.

O autor e a peça

Bernard-Marie Koltès (1948-1989), falecido prematuramente aos 41 anos, «está traduzido em cerca de trinta línguas e é um dos dramaturgos franceses mais encenados internacionalmente». A sua escrita e encenações marcam os anos 70 e 80 do século passado com um «teatro de revolta, em ruptura com o da geração precedente».

Entre as suas peças destacam-se A Noite Antes da Floresta (1977), Combate de Negro e Cães (1979), Na Solidão dos Campos de Algodão (1985) e Regresso ao Deserto (1988).

O teatro de Koltès representa a eterna tentativa de comunicação entre os homens, exprimindo a tragédia da solidão e da morte. A Noite Antes da Floresta é um longo monólogo de um ser que vagueia na noite, estrangeiro e marginalizado. Numa esquina de uma cidade qualquer, sem ter para onde ir e completamente ensopado pela chuva, tenta comunicar com outro homem na rua e estabelecer um contacto em condições desumanas de sobrevivência, num vigoroso grito de amor que se perde na noite fria e chuvosa.

A companhia

O Teatro Estúdio Fontenova nasceu oficialmente a 15 de Setembro de 1985 e tem desde 2004 uma actividade profissional regular reconhecida pelo público, crítica e instituições culturais. No seu historial conta com 63 criações teatrais.

Acolhe projectos de outros criadores e estruturas de criação, na partilha do espaço ou integradas no «Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro», que organiza. Ao longo das suas dezanove edições as «Festas de Teatro» tem acolhido companhias nacionais e estrangeiras, e promovido debates, espectáculos musicais, projecções de cinema e exposições.

Além da criação artística, inclui no seu projecto actividades de formação e pedagógicas, estas com adolescentes e idosos.

A 15 de Setembro de 2004 recebeu a medalha de honra da cidade de Setúbal de mérito cultural.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui