O Teatro Estúdio Fontenova sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no dia 27, às 21h30, com A Noite Antes da Floresta, Bernard-Marie Koltés, encenada por José Maria Dias e interpretada por Eduardo Dias.
A presente encenação foi concebida em 2008 e estreada no mesmo ano. Teve uma reposição em 2013 e em 2017 voltou à cena, com espectáculos em Faro e Albufeira. Em 2018 está de novo em digressão.
O espectáculo tem entrada entrada gratuita e realiza-se no âmbito das comemorações em Setúbal do Dia Mundial do Teatro, contando nesse dia com a participação especial do Coral Luísa Todi.
O autor e a peça
Bernard-Marie Koltès (1948-1989), falecido prematuramente aos 41 anos, «está traduzido em cerca de trinta línguas e é um dos dramaturgos franceses mais encenados internacionalmente». A sua escrita e encenações marcam os anos 70 e 80 do século passado com um «teatro de revolta, em ruptura com o da geração precedente».
Entre as suas peças destacam-se A Noite Antes da Floresta (1977), Combate de Negro e Cães (1979), Na Solidão dos Campos de Algodão (1985) e Regresso ao Deserto (1988).
O teatro de Koltès representa a eterna tentativa de comunicação entre os homens, exprimindo a tragédia da solidão e da morte. A Noite Antes da Floresta é um longo monólogo de um ser que vagueia na noite, estrangeiro e marginalizado. Numa esquina de uma cidade qualquer, sem ter para onde ir e completamente ensopado pela chuva, tenta comunicar com outro homem na rua e estabelecer um contacto em condições desumanas de sobrevivência, num vigoroso grito de amor que se perde na noite fria e chuvosa.
A companhia
O Teatro Estúdio Fontenova nasceu oficialmente a 15 de Setembro de 1985 e tem desde 2004 uma actividade profissional regular reconhecida pelo público, crítica e instituições culturais. No seu historial conta com 63 criações teatrais.
Acolhe projectos de outros criadores e estruturas de criação, na partilha do espaço ou integradas no «Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro», que organiza. Ao longo das suas dezanove edições as «Festas de Teatro» tem acolhido companhias nacionais e estrangeiras, e promovido debates, espectáculos musicais, projecções de cinema e exposições.
Além da criação artística, inclui no seu projecto actividades de formação e pedagógicas, estas com adolescentes e idosos.
A 15 de Setembro de 2004 recebeu a medalha de honra da cidade de Setúbal de mérito cultural.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui