A empresa está a evitar negociação colectiva com o sindicato

Scotturb: mais 326% de lucros sem aumentar os trabalhadores

A Fectrans e o STRUP denunciam os aumentos brutais dos lucros da Scotturb em 2015, quando não é atendida a sua proposta de aumento mínimo salarial de quarenta euros.

Fectrans e Strup exigem à Scotturb negociação da proposta sindical
Créditos

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) e o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Urbanos de Portugal (STRUP) denunciam que a Scotturb, ao mesmo tempo que em 2015 teve um acréscimo de 326% nos seus lucros, evita a negociação colectiva e a proposta de aumento salarial do sindicato.

A empresa de transporte de passageiro acumulou nos últimos dois anos lucros de 3,4 milhões de euros, e, mesmo com a percentagem de aumento em 2015, as despesas de pessoal apenas cresceram 3%, e porque o número de trabalhadores foi superior ao ano anterior.

O comunicado da Fectrans expõe as contas feitas: «Se este valor fosse distribuído pelo número médio de trabalhadores nos dois anos, o seu salário teria um aumento de 685 euros.» A proposta sindical é de aumentos mínimos de quarenta euros e a federação sindical considera que a SCOTTURB tem todas as condições para aumentar os salários nos termos do que é proposto.

O STRUP iniciará um processo de consulta aos trabalhadores para discutir as linhas de intervenção para a melhoria dos salários, o combate ao trabalho precário, o combate ao assédio moral e a melhoria das condições de trabalho.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui