|bebidas

Trabalhadores da Central de Cervejas e da Novadis param a 27 de Maio

Em causa está o Acordo de Empresa da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, que os trabalhadores da Novadis reclamam que lhes seja aplicado a fim de acabar com discriminações salariais e de direitos. 

Créditos / Passeio Livre

Os trabalhadores da Central de Cervejas juntam-se à luta, em solidariedade e reforço à posição dos trabalhadores da Novadis, através de um pré-aviso de greve para o mesmo período, ou seja, todo o tempo de trabalho do dia 27. Juntos vão integrar a manifestação que a CGTP-IN tem agendada para esse dia, junto à Assembleia da República, em Lisboa.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabaco de Portugal (SINTAB/CGTP-IN) afirma num comunicado que paralisação visa reivindicar a defesa da contratação colectiva e a retoma do diálogo com a empresa, e dizer não à discriminação salarial. 

Os trabalhadores da Novadis, que pertence à Central de Cervejas, «há muito que travam um braço de ferro com a empresa», que se tem traduzido em várias acções de luta a nível nacional e perante as quais a empresa se tem mantido «indiferente e irredutível», critica a estrutura sindical. Apesar das dificuldades, acrescenta,«os trabalhadores têm-se mantido determinados nos seus objectivos, unidos e motivados para a luta».

A recente correcção da diferenciação salarial entre os trabalhadores de Lisboa e Algarve e do restante País, resultando, na maioria dos casos, num «ajuste salarial positivo de cerca de 200 euros», foi uma das últimas conquistas que resultaram dessa união. 

Os trabalhadores de Camarate, Vialonga, Setúbal e Porto vão estar em greve e integrar também a acção nacional de luta da CGTP-IN a 27 de Maio, junto ao Parlamento, dia da aprovação final global do Orçamento do Estado para este ano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui