Vitória dos trabalhadores na EMARP

Reunidos em plenário, os trabalhadores da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) decidiram cancelar a greve marcada para hoje e quarta-feira, informa o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Trabalhadores da recolha de resíduos e da limpeza urbana de Portimão conseguiram uma importante vitória na luta pelo direito ao descanso semanal
Créditos

Em declarações à Lusa, Henrique Vilalonga, do STAL, disse que a greve foi cancelada depois de a EMARP «se ter comprometido a garantir, a partir de Janeiro de 2017, os dois dias seguidos de descanso semanal» exigidos pelos cerca de 120 trabalhadores da empresa de recolha de lixo e limpeza urbana.

«Foi assinado um memorando de entendimento entre o sindicato e a administração da empresa, que consagra os dois dias de descanso seguidos na época baixa, sendo o domingo obrigatório e a segunda ou o sábado dias de descanso complementar», sublinhou o dirigente sindical.

Os dois dias seguidos de descanso semanal «aplicam-se apenas na época baixa», mantendo-se na época alta os períodos de descanso de um dia para os trabalhadores da recolha de resíduos e de um dia e meio para os da limpeza urbana (entre 15 de Junho e 15 de Setembro e entre 20 de Dezembro e 5 de Janeiro), explicou Henrique Vilalonga.

No seu portal, o STAL afirma que «esta é uma importante vitória dos trabalhadores da recolha de resíduos», e salienta que «em todo este processo o papel do sindicato, a sua ligação com os trabalhadores, a unidade e firmeza demonstradas foram importantíssimos para os resultados alcançados».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui