O Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) vai acolher, pela primeira vez, na sua sala o trabalho de um bailarino e coreógrafo, Romulus Neagu. «Ignição ou Um Ensaio Sobre Crescer no Vazio» estreia este sábado às 19h e é uma co-criação com o músico André Cardoso.
Em palco, «um bailarino e um músico interrogam a sua condição presente numa partilha crua entre eles e o público, onde o confronto e inconformismo são a ignição para o bailado dos corpos numa peça performativa que cruza o movimento coreografado com som puro, por vezes rasgado, de uma guitarra, num ambiente intenso, intimista e inquietante», explica a nota de apresentação do espectáculo.
Dias depois, a 9 de Junho, o TCSB recebe o GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Universidade de Coimbra, que apresenta o seu novo projecto «Viver a Máscara – o Corpo, o Jogo e a Festa». Este grupo universitário desenvolve há vários anos um trabalho de investigação sobre o recurso à máscara por parte do ser humano enquanto «instrumento transformador».
«Na região transmontana ancestral, predominantemente agrícola, as comunidades viviam em sintonia com os ritmos da natureza e o Inverno era o momento do ciclo agrícola que carregava grandes incertezas», aponta o GEFAC, que interroga ainda se «hoje, também em crise, à mercê de um inimigo invisível que se reproduz silenciosamente e ocupa todos os espaços, que forças convocamos?». O grupo foi recentemente distinguido com o Prémio Europa Nostra 2021, na categoria «Serviço Dedicado ao Património».
Vai ainda estar em cena o exercício final dos estudantes do curso profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação do Colégio São Teotónio, que mantém colaboração com a Escola da Noite. Assim, a 11 de Junho será feita a apresentação pública do exercício-espectáculo que finaliza a sua formação que, sob a direcção do professor e encenador Alexandre Oliveira, encenam «A Fera Amansada (esotéricas e profanas)», a partir de William Shakespeare.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui