Numa reunião à margem da Cimeira da Conferência Mundial da Internet, que se realiza em Wuzhen (província chinesa de Zhejiang) até dia 22, Le Thanh Long e o seu homólogo chinês, Ding Xuexiang, congratularam-se com os desenvolvimentos socioeconómicos alcançados em ambos os países, refere a Vietnam News Agency (VNA).
Os vice-primeiros-ministros valorizaram o bom momento e o avanço tangível nas relações de amizade sino-vietnamitas, bem como na cooperação mutuamente benéfica e em contactos de alto nível.
Também destacaram o dinamismo da cooperação económica e comercial, que atingiu os 168,5 mil milhões de dólares nos primeiros dez meses deste ano – um aumento de 21,1% em relação ao mesmo período de 2023, indica a fonte.
Long afirmou que o desenvolvimento das relações com a China é «uma política consistente, um requisito objectivo, uma escolha estratégica e a prioridade máxima» da política externa do Vietname.
Também avaliou em termos elogiosos a importância e o êxito da Conferência Mundial da Internet em Wuzhen, evidenciando o papel de destaque que a China assume nesta área.
Aprofundar a cooperação em termos concretos
Dando as boas-vindas ao seu homólogo vietnamita, Ding Xuexiang disse que o governo do seu país encara sempre as relações com o Vietname como uma prioridade da sua política externa e que está disposto a aprofundar ainda mais a parceria de cooperação estratégica integral.
No encontro, as duas partes decidiram intensificar a cooperação de diversas formas, reforçando os intercâmbios e trabalhando juntas com vista à organização de actividades para celebrar, com êxito, o Ano de Intercâmbio Humanístico Vietname-China e o 75.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
Thanh Long propôs que ambas as partes reforcem a conectividade nas estratégias de desenvolvimento, esperando que Pequim apoie o seu país com a concessão de empréstimos, a transferência de tecnologia e a formação de recursos humanos.
Também destacou a importância da coordenação na construção de três linhas ferroviárias de bitola standard que liguem os dois países, bem como de acelerar o projecto-piloto das portas fronteiriças inteligentes.
Melhor controlo das fronteiras terrestres e resolução de diferendos marítimos
Num encontro produtivo, o vice-primeiro-ministro do Vietname sugeriu ainda que a China prossiga a senda do aumento de importações de produtos vietnamitas e que ambos os países trabalhem de forma conjunta para gerir eficazmente o controlo da fronteira terrestre e resolver os diferendos marítimos.
Ding, que apoiou as propostas de Long, declarou a prontidão da China para abrir mais o seu mercado a produtos vietnamitas de alta qualidade e defendeu a necessidade de melhorar o controlo fronteiriço terrestre e de criar condições para resolver disputas marítimas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui