A 5 de Novembro de 1993, foi aprovado o projecto do governo conservador liderado por John Major, que conduziu à «reestruturação» da British Railways Board, a empresa pública que detinha e operava o sistema ferroviário britânico.
A empresa pública foi então desmantelada e vendida. Enquanto o país festeja as três décadas de privatização, afirma no seu portal o sindicato dos transportes RMT, pelo menos 31 mil milhões de libras saíram do sector para os bolsos dos especuladores, sobretudo para os dos «accionistas de uma série de empresas que se alimentam do que deveria ser um serviço público vital».
Para defender emprego e serviços, as greves realizadas na quinta-feira e no sábado envolveram cerca de 20 mil ferroviários filiados no sindicato RMT, que alerta também para o encerramento de bilheteiras. No contexto da longa luta por melhores salários e condições, milhares de trabalhadores ferroviários do Reino Unido voltaram a fazer greve (a 20 e 22), estando agendada uma paralisação para o próximo sábado, 29, por iniciativa do National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). Segundo indica o Morning Star, os serviços foram bastante afectados, depois de o patronato ter anunciado a destruição de 2000 postos de trabalho e, em conjunto com o governo de Sunak, estar a preparar o encerramento de quase mil bilheteiras nas estações ferroviárias. O sindicato ferroviário RMT deu sequência, esta quinta-feira, à campanha para manter quase mil bilheteiras a funcionar, organizando protestos e distribuindo folhetos à população pelo país fora. Entre as acções levadas a cabo, contou-se uma grande concentração à entrada da estação de King's Cross station, em Londres, informa o periódico Morning Star. No âmbito de uma longa luta por melhores salários e condições, milhares de trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve nos próximos dias 20, 22 e 29, convocada pelo National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). Na agenda das reivindicações, inclui-se agora, também, a luta contra o encerramento das bilheteiras nas estações ferroviárias. Em declarações à imprensa, Mick Lynch, secretário-geral do RMT, disse que o sindicato e os utentes dos comboios «não querem uma ferrovia desumanizada», onde vinguem «o crime» e «comportamentos anti-sociais», e que seja «inacessível à população mais vulnerável». Neste sentido, Lynch deixou claro que o sindicato vai lutar contra os planos anunciados pelo governo de Rishi Sunak de encerrar bilheteiras em massa, e pediu aos utentes que apoiem a campanha em curso. Cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve no início do próximo mês, no contexto de uma longa luta por melhores salários e condições, informou o sindicato RMT. A jornada de paralisação deve abranger 14 empresas, provocando interrupções nos serviços de uma parte substancial da rede ferroviária do país. «Mais uma vez, o governo não está a permitir que o Rail Delivery Group (RDG) apresente uma proposta melhor que possamos considerar», disse Mick Lynch, secretário-geral do National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). «Assim, temos de prosseguir com a nossa luta para alcançar um acordo negociado sobre empregos, salários e condições de trabalho», acrescentou, citado pelo Morning Star. Os trabalhadores da ferrovia fizeram greve por não haver acordo com as empresas que operam no sector. Exigem aumentos salariais, melhores condições de trabalho e garantias de que não serão despedidos. Embora a paralisação desta quarta-feira não tenha tido a dimensão da greve de três dias realizada em Junho, o serviço ferroviário viu-se bastante afectado nos vários territórios do Reino Unido. Segundo revela a imprensa, nas redes nacionais circulou apenas um em cada cinco comboios – e nalguns casos não se registou qualquer circulação –, tendo a conta a adesão à greve de maquinistas, sinalizadores e outros funcionários. A paralisação abrangia os trabalhadores filiados no sindicato RMT que laboram na Network Rail e em 14 operadores privados, bem como os trabalhadores organizados no sindicato TSSA que trabalham para a empresa Avanti West Coast. Em declarações à BBC, o secretário-geral do RMT, Mick Lynch, disse que a paralisação se deve às empresas que operam no sector, uma vez que a sua atitude conduziu ao fracasso nas negociações com os representantes dos trabalhadores. «Não nos apresentaram nenhuma proposta sobre salários, nem nos deram garantias de que não haverá despedimentos em massa», afirmou Lynch. Trabalhadores em greve podem ser substituídos por contratados temporariamente. Aquilo que era uma «infracção penal» passa a ser «uma opção para as empresas», frisou o secretário dos Negócios e Energia. «Não vamos deixar os sindicatos paralisar a nossa economia», disse Kwasi Kwarteng ao dar conta da alteração legislativa na sua conta de Twitter. Comentando a medida do governo, Mick Lynch, secretário-geral do sindicato Rail, Maritime and Transport (RMT), sublinhou que se trata do «último passo da repressão sobre a dissidência democrática a que todos os sindicalistas e democratas se devem opor». «A utilização de trabalho temporário para acabar com as greves não é apenas anti-ética e moralmente repreensível, é totalmente impraticável», frisou Lynch. «Os trabalhadores das empresas de trabalho temporário (ETT) não terão a habilidade, o treino ou as competências necessárias para conduzir um combóio, fazer trabalhos complexos de manutenção na via, sinalizar comboios ou fazer toda uma série de trabalhos críticos de segurança na rede», alertou o dirigente sindical, referindo-se à área da ferrovia. «Em vez de tentar reduzir os direitos dos sindicatos, que já são os piores da Europa ocidental, o governo devia libertar a Network Rail e as empresas que operam a ferrovia, para que chegássemos a um acordo», disse, citado pelo Morning Star. Sindicatos, utentes, partidos de esquerda estão a denunciar o «Health and Care Bill» do governo de Boris Johnson, afirmando que se trata de um cavalo de Tróia para aprofundar a privatização da saúde pública. À medida que o projecto da Lei da Saúde e dos Cuidados avança, depois de ter sido apresentado, em Julho, pelo governo conservador britânico, sobe de tom a oposição de vários sectores progressistas e de esquerda, que vêem na «lei do assalto corporativo» ao National Health Service (NHS; serviço nacional de saúde) uma forma de aprofundar a sua privatização e de colocar áreas-chave da saúde pública nas mãos dos privados. Esta semana, um deputado do Partido Trabalhista exigiu a reversão da privatização do NHS, bem como a supressão do projecto de lei conservador, refere o Peoples Dispatch. Reclamou ainda o financiamento adequado do serviço nacional de saúde, incluindo um aumento salarial de 15% para os seus funcionários. Organizações como We Own It e Unite the Union, iniciativas e campanhas como Save the NHS e Just Treatment também têm estado activas e a expressar as suas preocupações sobre o projecto de lei, acusando o governo de Johnson de usar a pandemia de Covid-19 para privatizar serviços importantes do NHS. O governo britânico defende a necessidade de reorganizar o sistema, aproximando os hospitais do apoio social e atribuindo um papel mais formal às empresas privadas na «colaboração» com o serviço público – que já detêm. Os oponentes afirmam que a referida reorganização – que irá dividir o NHS em 42 unidades integradas, «cada qual com o seu orçamento apertado» – significa um aprofundamento da privatização do sistema, quando, no contexto da pandemia, se exige um maior investimento público. O projecto de lei, que já foi aprovado na Casa dos Comuns duas vezes em Julho, encontra-se na fase da Comissão, prevendo-se que seja submetido a uma terceira votação em Outubro. De acordo com a fonte, o governo de Boris Johnson quer lançar a «reforma» a todo o vapor em Abril do próximo ano. Numa declaração proferida na terça-feira, Jacalyn Williams, responsável da área da Saúde do sindicato Unite the Union, sublinhou que o «NHS é a nossa maior conquista e, depois de uma década de subfinanciamento e de lidar com a pandemia de Covid-19, esta lei não é a receita de que necessitamos». Disse ainda que a lei é um cavalo de Tróia, que vai trazer maior privatização, clientelismo, austeridade, e dará carta branca para «atropelar e vender o NHS». Por seu lado, a organização Just Treatment afirmou que o projecto de lei vai conduzir o serviço público para um estilo à americana, onde os lucros são postos à frente da saúde, e destacando que lucrar com a saúde das pessoas contraria os princípios do NHS. O organismo lembrou ainda que, entre os muitos poderes que as empresas privadas passarão a ter, está o de decidir aquilo que os trabalhadores ganham, o que significará cortes para enfermeiros e médicos sobrecarregados. De acordo com as estimativas do Unite the Union, o nível de privatização do NHS em 2018-19 variou entre 7% e 22%, e mesmo o valor mais baixo representou a transferência de 9,2 mil milhões de libras (10,7 mil milhões de euros) do orçamento do NHS para os bolsos dos privados. Robert Griffiths, secretário-geral do Partido Comunista Britânico, também criticou a «proliferação de cuidados de saúde privados, a transferência de serviços do NHS para empresas guiadas pelo lucro, a drenagem de recursos do NHS para Inciativas de Financiamento Privado (PFI) e a duplicação dos pagamentos a entidades privadas desde 2010», informa o Peoples Dispatch. Segundo um inquérito realizado pela campanha We Own It (é nosso) e pela Survation, 76% dos inquiridos disseram que desejavam ver o NHS «restabelecido como um serviço totalmente público», frente a apenas 15% que aceitaram a colaboração privada com a saúde pública. «Os utentes e os trabalhadores não querem mais poder corporativo no nosso NHS – queremos mais financiamento, uma voz democrática sobre o modo como funciona, apoio adequado aos trabalhadores e o fim dos planos de privatização», afirmou a Just Treatment numa declaração da sua campanha contra o projecto de lei de Boris Johnson. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Por seu lado, a secretária do Congresso dos Sindicatos (TUC), Frances O'Grady, disse que a medida do governo é uma «receita para o desastre». «A utilização de trabalhadores de ETT para tentar quebrar as greves colocaria estes trabalhadores numa posição tremenda, agravaria os conflitos e envenenaria as relações laborais», alertou. O governo quer minar o «direito fundamental à greve», destacou O'Grady, lembrando ainda que a medida constitui uma ameaça à segurança pública, uma vez que pôr trabalhadores não treinados em determinadas funções pode colocá-los em risco a eles e aos utentes dos serviços. «Numa altura em que milhões lutam para chegar ao fim do mês, o governo ataca a capacidade dos trabalhadores para reivindicar salários mais altos», disse O’Grady. Na sua página online, o governo britânico afirma que, a partir de ontem, as empresas afectadas por greves «podem recorrer a funcionários temporários e qualificados, com pouca antecedência, para preencher postos essenciais». O secretário britânico dos Negócios e Energia justificou a medida à luz «da acção sindical militante que ameaça paralisar serviços públicos essenciais», acrescentando que tinha agido com rapidez para «revogar estas restrições onerosas, ao estilo dos anos 70». As «pessoas honestas e trabalhadoras podem prosseguir com as suas vidas», ou seja, sem ter pela frente os incómodos das consequências da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e melhores salários, para denunciar o aumento do custo de vida ou a má gestão governamental dos recursos públicos. Para Kwarteng, esta quinta-feira trouxe boas notícias «à nossa sociedade e à nossa economia». «30 anos de serviço leal não contam para nada», disse um engenheiro da British Gas, a maior empresa de energia do Reino Unido. Centenas ficaram sem trabalho ao não aceitarem piores condições. Estima-se que entre 300 e 400 funcionários da British Gas tenham perdido o posto de trabalho na quarta-feira passada, depois de se recusarem a alinhar no esquema de «despedimento e recontratação» que lhes foi imposto pela empresa. No passado dia 1 de Abril, o maior fornecedor de energia do Reino Unido entregou cartas de despedimento a cerca de mil dos seus engenheiros, que instalam e reparam caldeiras e sistemas de calefacção para os nove milhões de clientes da empresa. Os trabalhadores tinham duas semanas para decidir se saíam para regressarem assinando novos contratos, que implicavam uma redução salarial e mais horas de trabalho, com turnos também aos fins-de-semana e feriados – de borla. De acordo com The Guardian, o polémico esquema de «despedimento e recontratação» é legal, e a maioria dos sindicatos aceitou o agravamento das condições laborais, sendo que, até terça-feira, centenas de funcionários assinaram os novos contratos. O sindicato GMB destacou-se na oposição ao «esquema», ao longo de uma luta de nove meses travada contra a administração da empresa, e levou a cabo mais de 40 dias de greve, em protesto contra o «despedimento colectivo» e o «tratamento vergonhoso» dos trabalhadores, acusando o fornecedor de fazer «bullying» sobre os funcionários. Andy Prendergast, dirigente do GMB, denunciou que muitos dos 8000 engenheiros aceitaram as novas condições «sob coerção», e sublinhou que o tratamento «chocante» dos funcionários provocou danos na sua moral. A dona da British Gas, Centrica, anunciou os planos de emagrecimento no Verão passado, alegando para tal a perda de mais de três quartos do seu valor de mercado nos últimos cinco anos, os efeitos da pandemia e a necessidade de proteger a qualidade do serviço e milhares de postos de trabalho. No entanto, muitos dos engenheiros visados não se mostraram convencidos com esta argumentação, tendo denunciado nas redes sociais o «esquema» e o modo como foram tratados depois de anos e anos de serviço, e expressando a recusa em aceitar piores condições de trabalho: «Não vou assinar um contrato inferior», escreveu no Twitter um dos engenheiros da British Gas que ficaram sem trabalho. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. A medida já andava a ser comentada da imprensa desde o mês passado, na sequência das greves com forte impacto no sector dos transportes. Precisamente o secretário dos Transportes, Grant Shapps, mostrou-se determinado a fazer frente ao que chamou o poder dos dirigentes sindicais, que acusou de manter «o país refém». Em tom igualmente populista ao de Kwarteng e querendo gerar divisão no seio das camadas atingidas pelo efeito bumerangue das sanções contra a Rússia e pelas políticas neoliberais do executivo conservador, Shapps também pôs de um lado os maus dos grevistas, que têm o poder de perturbar o funcionamento do país, e as coitadas das pessoas trabalhadoras, que, agora, com esta legislação quebra-greves, já vão poder continuar a fazer as suas vidas. Que as coitadas das pessoas honestas e trabalhadoras podem continuar a ser roubadas e que os trabalhadores lutam por direitos – já não foi coisa que o secretário tenha dito. A legislação passa a ter efeito em Inglaterra, País de Gales e Escócia. Quando uma acção de luta promovida por um sindicato é considerada ilegal, o limite pelos «danos» que podiam ser imputados à estrutura sindical estava fixado em 250 mil libras; agora passou para um milhão de libras. É outra das alterações promovidas pelo governo conservador, enquanto os media se entretêm com «prognósticos, apostas e pontos de interrogação» sobre Sunak e Truss. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. «O sindicato continuará a negociar de boa-fé, mas não se deixará intimidar por ninguém», disse ainda Lynch, em alusão às ameaças veiculadas por representantes das empresas. Sublinhou também a necessidade de o governo conservador britânico «deixar de interferir nas negociações, para que possa haver um acordo entre as empresas do sector e os trabalhadores». A este propósito, a secretária-geral do Congresso dos Sindicatos (TUC), Frances O'Grady, acusou o secretário dos Transportes do executivo britânico, Grant Shapps, de ter bloqueado as negociações que podiam ter evitado a greve. «Todos nós queremos ver negociações bem-sucedidas para pôr fim a este conflito», disse O'Grady, que acusou Shapps de ter dado «instruções secretas» às empresas do sector ferroviário para que não chegassem a um acordo, indica o periódico Morning Star. Entretanto, apesar de a direcção do Partido Trabalhista ter dado instruções aos seus membros para não apoiarem a greve, alguns deputados desafiaram essa orientação e dirigiram-se a estações e outros locais onde havia piquetes, em solidariedade com os trabalhadores. Jeremy Corbyn, ex-líder dos trabalhistas (2015-2020) e agora deputado independente, esteve com um piquete de greve em Euston (Londres), tendo afirmado os trabalhadores da ferrovia falam por muita gente no país. Num texto publicado no Morning Star, Sarah-Jane McDonough, do sindicato TSSA, pergunta: «Quanto tempo mais espera o governo que os trabalhadores aceitem que os ricos fiquem mais ricos enquanto nós ficamos mais pobres?» E acrescenta que aqueles que «lucram com a nossa exploração» receberam com «fingida surpresa» a exigência de aumentos salariais. «Isso não os devia surpreender de todo. Mais e mais trabalhadores estão a perceber que os lucros das empresas privadas são os salários não pagos dos trabalhadores e que essa injustiça existe há demasiado tempo», afirma. McDonough aponta a vontade de despedir trabalhadores, a falta de manutenção na rede, a pouca propensão para aumentar salários e contrapõe a isso os lucros de muitos milhões de libras que as empresas privadas têm estado a fazer com a concessão do sector ferroviário no Reino Unido. «O dinheiro está lá e sempre esteve. Esta acção [sindical] não é apenas sobre os salários, termos e condições dos trabalhadores filiados no TSSA e no RMT no sector ferroviário, mas faz parte de um quadro muito maior», frisa a sindicalista. Em seu entender «a situação económica que vivemos hoje não é tanto uma crise de "custo de vida", mas uma crise de lucro privado cujo custo a classe dominante espera que os trabalhadores paguem». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. A greve, marcada para 2 de Junho, tem lugar porque as propostas do RDG são «inaceitáveis», afirmou o sindicato, sublinhando que não houve qualquer novidade desde a última jornada de paralisação, a 13 de Maio. Prevê-se que a acção de luta envolva cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários por todo o país, incluindo funcionários do catering e das estações. «Os ministros não podem simplesmente querer que o conflito desapareça», disse Lynch esta quinta-feira. Para o dirigente sindical, o governo «subestima a força» dos trabalhadores filiados no RMT, que «acabam de nos confiar um novo mandato de greve por seis meses» e «estão determinados a seguir em frente até que obtenham uma solução aceitável». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Para o RMT, os anúncios recentes relativos ao encerramento de bilheteiras nas estações ferroviárias são uma cortina de fumo para tapar o «desmantelamento em grande escala das estações», com consequências para a segurança ferroviária, os trabalhadores (não apenas das bilheteiras) e a assistência aos passageiros. «O nosso sindicato está a lançar uma campanha para salvar as bilheteiras em cada aldeia, vila e cidade deste país», afirmou Mick Lynch. No Parlamento britânico, o tema foi alvo de debate, esta quinta-feira, com vários deputados a manifestarem preocupações sobre o anúncio da medida do governo conservador, o impacto que terá nas populações mais idosas e nas pessoas com deficiência, e as consequências que terá para o futuro da ferrovia no Reino Unido. Segundo refere o Morning Star, estão a ser arquitectadas várias campanhas em diversos pontos do país, com o objectivo de impedir o encerramento das bilheteiras e dos serviços a elas associados. Em Hebden Bridge, no condado de West Yorkshire, cerca de 50 pessoas participaram numa concentração de protesto contra o encerramento previsto. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Em declarações à imprensa, o secretário-geral do RMT, Mick Lynch, disse estar «orgulhoso» dos trabalhadores, «por mostrarem tanta coragem e determinação nesta longa luta». «Lutamos por segurança salarial e por condições de trabalho», disse, sublinhando que «o ataque recente às bilheteiras e a ameaça de despedimento na nossa ferrovia geraram uma grande onda de apoio público, que agradecemos». Nem os trabalhadores, nem o sindicato que os representa «se vão deixar intimidar pelos patrões da ferrovia ou pelos ministros», afirmou Lynch, sublinhando que o conflito vai continuar até que seja alcançado um acordo. Na agenda das reivindicações, inclui-se, agora, a luta contra o encerramento das bilheteiras nas estações ferroviárias. O executivo de Rishi Sunak anunciou uma consulta sobre o encerramento, que o sindicato classifica como uma «farsa». Em conjunto com nove grupos de pensionistas e pessoas com deficiência, o RMT enviou uma carta aos organismos Transport Focus e London Travelwatch a declarar a oposição aos encerramentos. «Pensamos que, se forem por diante, estes encerramentos serão desastrosos para a acessibilidade, a segurança e o serviço dos passageiros, pelo que as propostas devem ser rejeitadas», afirmam na missiva, citada pelo Morning Star. Sublinhando que 180 milhões de passageiros utilizam as bilheteiras todos os anos, muitos dos quais deficientes, idosos e doentes, os subscritores defendem que «a presença de pessoal é vital para garantir que a ferrovia é acessível a todos». Além disso, refere a fonte, duas pessoas com deficiência, representadas pela firma de advocacia Leigh Day, vão tentar impugnar o processo de consulta lançado pelo governo sobre o encerramento das bilheteiras, argumentando que é «discriminatório contra as pessoas com deficiência». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Internacional|
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Num documento intitulado «Privatização ferroviária – 30 anos de desperdício e aumento de tarifas», o RMT denuncia que os passageiros pagam hoje mais 8% em termos reais do que em 1993 para viajar num sistema a deteriorar-se.
Neste sentido, a organização sindical apelou «ao fim desta experiência desastrosa e à criação de uma empresa ferroviária única, integrada e pública, que permitiria poupar 1,5 mil milhões de libras todos os anos e reduzir o preço das tarifas em 18%, contribuindo para incentivar o regresso de mais pessoas à ferrovia no Reino Unido».
Lucram os «interesses privados parasitários», perdem os utentes
O secretário-geral do RMT, Mick Lynch, disse à imprensa que, «com a privatização, a ferrovia se tornou uma fonte para a nuvem de interesses privados parasitários que a rodeiam, enquanto os passageiros têm uma ferrovia cada vez mais cara e fracturada, com 55 milhões de tarifas diferentes, afectada por cortes de serviços e cancelamentos, e gerida por pessoas obcecadas com os cortes de pessoal».
Utentes e sindicato RMT mobilizaram-se, esta quarta-feira, de Norte a Sul do país, para denunciar os planos de encerramento do governo, defendendo que os serviços precisam de «melhorias, não de cortes». Há mais de um mês que o National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT) leva a cabo acções em defesa das bilheteiras e contra os planos anunciados pelo executivo de Rishi Sunak de as encerrar. Para o RMT, os anúncios relativos ao encerramento de bilheteiras na rede ferroviária são uma cortina de fumo para tapar o «desmantelamento em grande escala das estações», com consequências para a segurança ferroviária, os trabalhadores (não apenas das bilheteiras) e a assistência aos passageiros. «O nosso sindicato está a lançar uma campanha para salvar as bilheteiras em cada aldeia, vila e cidade deste país», afirmou Mick Lynch em Julho último. O sindicato associou-se também a grupos de utentes, pensionistas e pessoas com deficiência numa missiva em que defendem que «a presença de pessoal é vital para garantir que a ferrovia é acessível a todos». «Pensamos que, se forem por diante, estes encerramentos serão desastrosos para a acessibilidade, a segurança e o serviço dos passageiros, pelo que as propostas devem ser rejeitadas», afirmam na carta, citada pelo Morning Star. Esta quarta-feira, os protestos contra os encerramentos fizeram-se sentir em mais de 30 estações pelo Reino Unido fora, em cidades como Londres, Edimburgo, Glasgow, Leeds, Liverpool, Manchester e Birmingham, promovidos pelo RMT, por grupos de pessoas com deficiência e associações de utentes, a que se juntaram alguns representantes políticos. Para defender emprego e serviços, as greves realizadas na quinta-feira e no sábado envolveram cerca de 20 mil ferroviários filiados no sindicato RMT, que alerta também para o encerramento de bilheteiras. No contexto da longa luta por melhores salários e condições, milhares de trabalhadores ferroviários do Reino Unido voltaram a fazer greve (a 20 e 22), estando agendada uma paralisação para o próximo sábado, 29, por iniciativa do National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). Segundo indica o Morning Star, os serviços foram bastante afectados, depois de o patronato ter anunciado a destruição de 2000 postos de trabalho e, em conjunto com o governo de Sunak, estar a preparar o encerramento de quase mil bilheteiras nas estações ferroviárias. O sindicato ferroviário RMT deu sequência, esta quinta-feira, à campanha para manter quase mil bilheteiras a funcionar, organizando protestos e distribuindo folhetos à população pelo país fora. Entre as acções levadas a cabo, contou-se uma grande concentração à entrada da estação de King's Cross station, em Londres, informa o periódico Morning Star. No âmbito de uma longa luta por melhores salários e condições, milhares de trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve nos próximos dias 20, 22 e 29, convocada pelo National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). Na agenda das reivindicações, inclui-se agora, também, a luta contra o encerramento das bilheteiras nas estações ferroviárias. Em declarações à imprensa, Mick Lynch, secretário-geral do RMT, disse que o sindicato e os utentes dos comboios «não querem uma ferrovia desumanizada», onde vinguem «o crime» e «comportamentos anti-sociais», e que seja «inacessível à população mais vulnerável». Neste sentido, Lynch deixou claro que o sindicato vai lutar contra os planos anunciados pelo governo de Rishi Sunak de encerrar bilheteiras em massa, e pediu aos utentes que apoiem a campanha em curso. Cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve no início do próximo mês, no contexto de uma longa luta por melhores salários e condições, informou o sindicato RMT. A jornada de paralisação deve abranger 14 empresas, provocando interrupções nos serviços de uma parte substancial da rede ferroviária do país. «Mais uma vez, o governo não está a permitir que o Rail Delivery Group (RDG) apresente uma proposta melhor que possamos considerar», disse Mick Lynch, secretário-geral do National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). «Assim, temos de prosseguir com a nossa luta para alcançar um acordo negociado sobre empregos, salários e condições de trabalho», acrescentou, citado pelo Morning Star. Os trabalhadores da ferrovia fizeram greve por não haver acordo com as empresas que operam no sector. Exigem aumentos salariais, melhores condições de trabalho e garantias de que não serão despedidos. Embora a paralisação desta quarta-feira não tenha tido a dimensão da greve de três dias realizada em Junho, o serviço ferroviário viu-se bastante afectado nos vários territórios do Reino Unido. Segundo revela a imprensa, nas redes nacionais circulou apenas um em cada cinco comboios – e nalguns casos não se registou qualquer circulação –, tendo a conta a adesão à greve de maquinistas, sinalizadores e outros funcionários. A paralisação abrangia os trabalhadores filiados no sindicato RMT que laboram na Network Rail e em 14 operadores privados, bem como os trabalhadores organizados no sindicato TSSA que trabalham para a empresa Avanti West Coast. Em declarações à BBC, o secretário-geral do RMT, Mick Lynch, disse que a paralisação se deve às empresas que operam no sector, uma vez que a sua atitude conduziu ao fracasso nas negociações com os representantes dos trabalhadores. «Não nos apresentaram nenhuma proposta sobre salários, nem nos deram garantias de que não haverá despedimentos em massa», afirmou Lynch. Trabalhadores em greve podem ser substituídos por contratados temporariamente. Aquilo que era uma «infracção penal» passa a ser «uma opção para as empresas», frisou o secretário dos Negócios e Energia. «Não vamos deixar os sindicatos paralisar a nossa economia», disse Kwasi Kwarteng ao dar conta da alteração legislativa na sua conta de Twitter. Comentando a medida do governo, Mick Lynch, secretário-geral do sindicato Rail, Maritime and Transport (RMT), sublinhou que se trata do «último passo da repressão sobre a dissidência democrática a que todos os sindicalistas e democratas se devem opor». «A utilização de trabalho temporário para acabar com as greves não é apenas anti-ética e moralmente repreensível, é totalmente impraticável», frisou Lynch. «Os trabalhadores das empresas de trabalho temporário (ETT) não terão a habilidade, o treino ou as competências necessárias para conduzir um combóio, fazer trabalhos complexos de manutenção na via, sinalizar comboios ou fazer toda uma série de trabalhos críticos de segurança na rede», alertou o dirigente sindical, referindo-se à área da ferrovia. «Em vez de tentar reduzir os direitos dos sindicatos, que já são os piores da Europa ocidental, o governo devia libertar a Network Rail e as empresas que operam a ferrovia, para que chegássemos a um acordo», disse, citado pelo Morning Star. Sindicatos, utentes, partidos de esquerda estão a denunciar o «Health and Care Bill» do governo de Boris Johnson, afirmando que se trata de um cavalo de Tróia para aprofundar a privatização da saúde pública. À medida que o projecto da Lei da Saúde e dos Cuidados avança, depois de ter sido apresentado, em Julho, pelo governo conservador britânico, sobe de tom a oposição de vários sectores progressistas e de esquerda, que vêem na «lei do assalto corporativo» ao National Health Service (NHS; serviço nacional de saúde) uma forma de aprofundar a sua privatização e de colocar áreas-chave da saúde pública nas mãos dos privados. Esta semana, um deputado do Partido Trabalhista exigiu a reversão da privatização do NHS, bem como a supressão do projecto de lei conservador, refere o Peoples Dispatch. Reclamou ainda o financiamento adequado do serviço nacional de saúde, incluindo um aumento salarial de 15% para os seus funcionários. Organizações como We Own It e Unite the Union, iniciativas e campanhas como Save the NHS e Just Treatment também têm estado activas e a expressar as suas preocupações sobre o projecto de lei, acusando o governo de Johnson de usar a pandemia de Covid-19 para privatizar serviços importantes do NHS. O governo britânico defende a necessidade de reorganizar o sistema, aproximando os hospitais do apoio social e atribuindo um papel mais formal às empresas privadas na «colaboração» com o serviço público – que já detêm. Os oponentes afirmam que a referida reorganização – que irá dividir o NHS em 42 unidades integradas, «cada qual com o seu orçamento apertado» – significa um aprofundamento da privatização do sistema, quando, no contexto da pandemia, se exige um maior investimento público. O projecto de lei, que já foi aprovado na Casa dos Comuns duas vezes em Julho, encontra-se na fase da Comissão, prevendo-se que seja submetido a uma terceira votação em Outubro. De acordo com a fonte, o governo de Boris Johnson quer lançar a «reforma» a todo o vapor em Abril do próximo ano. Numa declaração proferida na terça-feira, Jacalyn Williams, responsável da área da Saúde do sindicato Unite the Union, sublinhou que o «NHS é a nossa maior conquista e, depois de uma década de subfinanciamento e de lidar com a pandemia de Covid-19, esta lei não é a receita de que necessitamos». Disse ainda que a lei é um cavalo de Tróia, que vai trazer maior privatização, clientelismo, austeridade, e dará carta branca para «atropelar e vender o NHS». Por seu lado, a organização Just Treatment afirmou que o projecto de lei vai conduzir o serviço público para um estilo à americana, onde os lucros são postos à frente da saúde, e destacando que lucrar com a saúde das pessoas contraria os princípios do NHS. O organismo lembrou ainda que, entre os muitos poderes que as empresas privadas passarão a ter, está o de decidir aquilo que os trabalhadores ganham, o que significará cortes para enfermeiros e médicos sobrecarregados. De acordo com as estimativas do Unite the Union, o nível de privatização do NHS em 2018-19 variou entre 7% e 22%, e mesmo o valor mais baixo representou a transferência de 9,2 mil milhões de libras (10,7 mil milhões de euros) do orçamento do NHS para os bolsos dos privados. Robert Griffiths, secretário-geral do Partido Comunista Britânico, também criticou a «proliferação de cuidados de saúde privados, a transferência de serviços do NHS para empresas guiadas pelo lucro, a drenagem de recursos do NHS para Inciativas de Financiamento Privado (PFI) e a duplicação dos pagamentos a entidades privadas desde 2010», informa o Peoples Dispatch. Segundo um inquérito realizado pela campanha We Own It (é nosso) e pela Survation, 76% dos inquiridos disseram que desejavam ver o NHS «restabelecido como um serviço totalmente público», frente a apenas 15% que aceitaram a colaboração privada com a saúde pública. «Os utentes e os trabalhadores não querem mais poder corporativo no nosso NHS – queremos mais financiamento, uma voz democrática sobre o modo como funciona, apoio adequado aos trabalhadores e o fim dos planos de privatização», afirmou a Just Treatment numa declaração da sua campanha contra o projecto de lei de Boris Johnson. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Por seu lado, a secretária do Congresso dos Sindicatos (TUC), Frances O'Grady, disse que a medida do governo é uma «receita para o desastre». «A utilização de trabalhadores de ETT para tentar quebrar as greves colocaria estes trabalhadores numa posição tremenda, agravaria os conflitos e envenenaria as relações laborais», alertou. O governo quer minar o «direito fundamental à greve», destacou O'Grady, lembrando ainda que a medida constitui uma ameaça à segurança pública, uma vez que pôr trabalhadores não treinados em determinadas funções pode colocá-los em risco a eles e aos utentes dos serviços. «Numa altura em que milhões lutam para chegar ao fim do mês, o governo ataca a capacidade dos trabalhadores para reivindicar salários mais altos», disse O’Grady. Na sua página online, o governo britânico afirma que, a partir de ontem, as empresas afectadas por greves «podem recorrer a funcionários temporários e qualificados, com pouca antecedência, para preencher postos essenciais». O secretário britânico dos Negócios e Energia justificou a medida à luz «da acção sindical militante que ameaça paralisar serviços públicos essenciais», acrescentando que tinha agido com rapidez para «revogar estas restrições onerosas, ao estilo dos anos 70». As «pessoas honestas e trabalhadoras podem prosseguir com as suas vidas», ou seja, sem ter pela frente os incómodos das consequências da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e melhores salários, para denunciar o aumento do custo de vida ou a má gestão governamental dos recursos públicos. Para Kwarteng, esta quinta-feira trouxe boas notícias «à nossa sociedade e à nossa economia». «30 anos de serviço leal não contam para nada», disse um engenheiro da British Gas, a maior empresa de energia do Reino Unido. Centenas ficaram sem trabalho ao não aceitarem piores condições. Estima-se que entre 300 e 400 funcionários da British Gas tenham perdido o posto de trabalho na quarta-feira passada, depois de se recusarem a alinhar no esquema de «despedimento e recontratação» que lhes foi imposto pela empresa. No passado dia 1 de Abril, o maior fornecedor de energia do Reino Unido entregou cartas de despedimento a cerca de mil dos seus engenheiros, que instalam e reparam caldeiras e sistemas de calefacção para os nove milhões de clientes da empresa. Os trabalhadores tinham duas semanas para decidir se saíam para regressarem assinando novos contratos, que implicavam uma redução salarial e mais horas de trabalho, com turnos também aos fins-de-semana e feriados – de borla. De acordo com The Guardian, o polémico esquema de «despedimento e recontratação» é legal, e a maioria dos sindicatos aceitou o agravamento das condições laborais, sendo que, até terça-feira, centenas de funcionários assinaram os novos contratos. O sindicato GMB destacou-se na oposição ao «esquema», ao longo de uma luta de nove meses travada contra a administração da empresa, e levou a cabo mais de 40 dias de greve, em protesto contra o «despedimento colectivo» e o «tratamento vergonhoso» dos trabalhadores, acusando o fornecedor de fazer «bullying» sobre os funcionários. Andy Prendergast, dirigente do GMB, denunciou que muitos dos 8000 engenheiros aceitaram as novas condições «sob coerção», e sublinhou que o tratamento «chocante» dos funcionários provocou danos na sua moral. A dona da British Gas, Centrica, anunciou os planos de emagrecimento no Verão passado, alegando para tal a perda de mais de três quartos do seu valor de mercado nos últimos cinco anos, os efeitos da pandemia e a necessidade de proteger a qualidade do serviço e milhares de postos de trabalho. No entanto, muitos dos engenheiros visados não se mostraram convencidos com esta argumentação, tendo denunciado nas redes sociais o «esquema» e o modo como foram tratados depois de anos e anos de serviço, e expressando a recusa em aceitar piores condições de trabalho: «Não vou assinar um contrato inferior», escreveu no Twitter um dos engenheiros da British Gas que ficaram sem trabalho. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. A medida já andava a ser comentada da imprensa desde o mês passado, na sequência das greves com forte impacto no sector dos transportes. Precisamente o secretário dos Transportes, Grant Shapps, mostrou-se determinado a fazer frente ao que chamou o poder dos dirigentes sindicais, que acusou de manter «o país refém». Em tom igualmente populista ao de Kwarteng e querendo gerar divisão no seio das camadas atingidas pelo efeito bumerangue das sanções contra a Rússia e pelas políticas neoliberais do executivo conservador, Shapps também pôs de um lado os maus dos grevistas, que têm o poder de perturbar o funcionamento do país, e as coitadas das pessoas trabalhadoras, que, agora, com esta legislação quebra-greves, já vão poder continuar a fazer as suas vidas. Que as coitadas das pessoas honestas e trabalhadoras podem continuar a ser roubadas e que os trabalhadores lutam por direitos – já não foi coisa que o secretário tenha dito. A legislação passa a ter efeito em Inglaterra, País de Gales e Escócia. Quando uma acção de luta promovida por um sindicato é considerada ilegal, o limite pelos «danos» que podiam ser imputados à estrutura sindical estava fixado em 250 mil libras; agora passou para um milhão de libras. É outra das alterações promovidas pelo governo conservador, enquanto os media se entretêm com «prognósticos, apostas e pontos de interrogação» sobre Sunak e Truss. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. «O sindicato continuará a negociar de boa-fé, mas não se deixará intimidar por ninguém», disse ainda Lynch, em alusão às ameaças veiculadas por representantes das empresas. Sublinhou também a necessidade de o governo conservador britânico «deixar de interferir nas negociações, para que possa haver um acordo entre as empresas do sector e os trabalhadores». A este propósito, a secretária-geral do Congresso dos Sindicatos (TUC), Frances O'Grady, acusou o secretário dos Transportes do executivo britânico, Grant Shapps, de ter bloqueado as negociações que podiam ter evitado a greve. «Todos nós queremos ver negociações bem-sucedidas para pôr fim a este conflito», disse O'Grady, que acusou Shapps de ter dado «instruções secretas» às empresas do sector ferroviário para que não chegassem a um acordo, indica o periódico Morning Star. Entretanto, apesar de a direcção do Partido Trabalhista ter dado instruções aos seus membros para não apoiarem a greve, alguns deputados desafiaram essa orientação e dirigiram-se a estações e outros locais onde havia piquetes, em solidariedade com os trabalhadores. Jeremy Corbyn, ex-líder dos trabalhistas (2015-2020) e agora deputado independente, esteve com um piquete de greve em Euston (Londres), tendo afirmado os trabalhadores da ferrovia falam por muita gente no país. Num texto publicado no Morning Star, Sarah-Jane McDonough, do sindicato TSSA, pergunta: «Quanto tempo mais espera o governo que os trabalhadores aceitem que os ricos fiquem mais ricos enquanto nós ficamos mais pobres?» E acrescenta que aqueles que «lucram com a nossa exploração» receberam com «fingida surpresa» a exigência de aumentos salariais. «Isso não os devia surpreender de todo. Mais e mais trabalhadores estão a perceber que os lucros das empresas privadas são os salários não pagos dos trabalhadores e que essa injustiça existe há demasiado tempo», afirma. McDonough aponta a vontade de despedir trabalhadores, a falta de manutenção na rede, a pouca propensão para aumentar salários e contrapõe a isso os lucros de muitos milhões de libras que as empresas privadas têm estado a fazer com a concessão do sector ferroviário no Reino Unido. «O dinheiro está lá e sempre esteve. Esta acção [sindical] não é apenas sobre os salários, termos e condições dos trabalhadores filiados no TSSA e no RMT no sector ferroviário, mas faz parte de um quadro muito maior», frisa a sindicalista. Em seu entender «a situação económica que vivemos hoje não é tanto uma crise de "custo de vida", mas uma crise de lucro privado cujo custo a classe dominante espera que os trabalhadores paguem». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. A greve, marcada para 2 de Junho, tem lugar porque as propostas do RDG são «inaceitáveis», afirmou o sindicato, sublinhando que não houve qualquer novidade desde a última jornada de paralisação, a 13 de Maio. Prevê-se que a acção de luta envolva cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários por todo o país, incluindo funcionários do catering e das estações. «Os ministros não podem simplesmente querer que o conflito desapareça», disse Lynch esta quinta-feira. Para o dirigente sindical, o governo «subestima a força» dos trabalhadores filiados no RMT, que «acabam de nos confiar um novo mandato de greve por seis meses» e «estão determinados a seguir em frente até que obtenham uma solução aceitável». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Para o RMT, os anúncios recentes relativos ao encerramento de bilheteiras nas estações ferroviárias são uma cortina de fumo para tapar o «desmantelamento em grande escala das estações», com consequências para a segurança ferroviária, os trabalhadores (não apenas das bilheteiras) e a assistência aos passageiros. «O nosso sindicato está a lançar uma campanha para salvar as bilheteiras em cada aldeia, vila e cidade deste país», afirmou Mick Lynch. No Parlamento britânico, o tema foi alvo de debate, esta quinta-feira, com vários deputados a manifestarem preocupações sobre o anúncio da medida do governo conservador, o impacto que terá nas populações mais idosas e nas pessoas com deficiência, e as consequências que terá para o futuro da ferrovia no Reino Unido. Segundo refere o Morning Star, estão a ser arquitectadas várias campanhas em diversos pontos do país, com o objectivo de impedir o encerramento das bilheteiras e dos serviços a elas associados. Em Hebden Bridge, no condado de West Yorkshire, cerca de 50 pessoas participaram numa concentração de protesto contra o encerramento previsto. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Em declarações à imprensa, o secretário-geral do RMT, Mick Lynch, disse estar «orgulhoso» dos trabalhadores, «por mostrarem tanta coragem e determinação nesta longa luta». «Lutamos por segurança salarial e por condições de trabalho», disse, sublinhando que «o ataque recente às bilheteiras e a ameaça de despedimento na nossa ferrovia geraram uma grande onda de apoio público, que agradecemos». Nem os trabalhadores, nem o sindicato que os representa «se vão deixar intimidar pelos patrões da ferrovia ou pelos ministros», afirmou Lynch, sublinhando que o conflito vai continuar até que seja alcançado um acordo. Na agenda das reivindicações, inclui-se, agora, a luta contra o encerramento das bilheteiras nas estações ferroviárias. O executivo de Rishi Sunak anunciou uma consulta sobre o encerramento, que o sindicato classifica como uma «farsa». Em conjunto com nove grupos de pensionistas e pessoas com deficiência, o RMT enviou uma carta aos organismos Transport Focus e London Travelwatch a declarar a oposição aos encerramentos. «Pensamos que, se forem por diante, estes encerramentos serão desastrosos para a acessibilidade, a segurança e o serviço dos passageiros, pelo que as propostas devem ser rejeitadas», afirmam na missiva, citada pelo Morning Star. Sublinhando que 180 milhões de passageiros utilizam as bilheteiras todos os anos, muitos dos quais deficientes, idosos e doentes, os subscritores defendem que «a presença de pessoal é vital para garantir que a ferrovia é acessível a todos». Além disso, refere a fonte, duas pessoas com deficiência, representadas pela firma de advocacia Leigh Day, vão tentar impugnar o processo de consulta lançado pelo governo sobre o encerramento das bilheteiras, argumentando que é «discriminatório contra as pessoas com deficiência». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Os protestos, refere o Morning Star, já levaram o governo a prolongar o período de consultas aos cidadãos sobre o tema. Na estação ferroviária de Halifax (Centro-Norte de Inglaterra), a acção contou com a presença de Holly Lynch, deputado do Partido Trabalhista em Westminster. Lynch destacou ao Morning Star a necessidade da manutenção das bilheteiras, que prestam informação e apoio aos utentes. «Temos de mobilizar toda a gente que utiliza bilhetes de comboio», disse. O governo britânico defende a sua medida afirmando que apenas 12% dos passageiros compram bilhetes nas bilheteiras. O resto recorre a máquinas ou à compra online. Já o RMT afirma que, em Halifax, apenas 12% dos utentes recorrem às máquinas. Por isso, Peter Keale, membro de uma associação sindical na região de Calderdale, defendeu a importância dos serviços prestados pelas bilheteiras. «Na verdade, precisamos de melhorias nos serviços, não de cortes», disse. Os trabalhadores contratados pela empresa de catering Rail Gourmet, no TransPennine Express (TPE), estão a realizar uma greve de 48 horas contra a discriminação de que são alvo, a nível salarial e de condições. Segundo revelou o RMT em nota na quarta-feira, estes trabalhadores subcontratados auferem salários mais baixos e têm piores condições de trabalho do que os seus colegas directamente contratados pelo TPE. Cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve no início do próximo mês, no contexto de uma longa luta por melhores salários e condições, informou o sindicato RMT. A jornada de paralisação deve abranger 14 empresas, provocando interrupções nos serviços de uma parte substancial da rede ferroviária do país. «Mais uma vez, o governo não está a permitir que o Rail Delivery Group (RDG) apresente uma proposta melhor que possamos considerar», disse Mick Lynch, secretário-geral do National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT). «Assim, temos de prosseguir com a nossa luta para alcançar um acordo negociado sobre empregos, salários e condições de trabalho», acrescentou, citado pelo Morning Star. Os trabalhadores da ferrovia fizeram greve por não haver acordo com as empresas que operam no sector. Exigem aumentos salariais, melhores condições de trabalho e garantias de que não serão despedidos. Embora a paralisação desta quarta-feira não tenha tido a dimensão da greve de três dias realizada em Junho, o serviço ferroviário viu-se bastante afectado nos vários territórios do Reino Unido. Segundo revela a imprensa, nas redes nacionais circulou apenas um em cada cinco comboios – e nalguns casos não se registou qualquer circulação –, tendo a conta a adesão à greve de maquinistas, sinalizadores e outros funcionários. A paralisação abrangia os trabalhadores filiados no sindicato RMT que laboram na Network Rail e em 14 operadores privados, bem como os trabalhadores organizados no sindicato TSSA que trabalham para a empresa Avanti West Coast. Em declarações à BBC, o secretário-geral do RMT, Mick Lynch, disse que a paralisação se deve às empresas que operam no sector, uma vez que a sua atitude conduziu ao fracasso nas negociações com os representantes dos trabalhadores. «Não nos apresentaram nenhuma proposta sobre salários, nem nos deram garantias de que não haverá despedimentos em massa», afirmou Lynch. Trabalhadores em greve podem ser substituídos por contratados temporariamente. Aquilo que era uma «infracção penal» passa a ser «uma opção para as empresas», frisou o secretário dos Negócios e Energia. «Não vamos deixar os sindicatos paralisar a nossa economia», disse Kwasi Kwarteng ao dar conta da alteração legislativa na sua conta de Twitter. Comentando a medida do governo, Mick Lynch, secretário-geral do sindicato Rail, Maritime and Transport (RMT), sublinhou que se trata do «último passo da repressão sobre a dissidência democrática a que todos os sindicalistas e democratas se devem opor». «A utilização de trabalho temporário para acabar com as greves não é apenas anti-ética e moralmente repreensível, é totalmente impraticável», frisou Lynch. «Os trabalhadores das empresas de trabalho temporário (ETT) não terão a habilidade, o treino ou as competências necessárias para conduzir um combóio, fazer trabalhos complexos de manutenção na via, sinalizar comboios ou fazer toda uma série de trabalhos críticos de segurança na rede», alertou o dirigente sindical, referindo-se à área da ferrovia. «Em vez de tentar reduzir os direitos dos sindicatos, que já são os piores da Europa ocidental, o governo devia libertar a Network Rail e as empresas que operam a ferrovia, para que chegássemos a um acordo», disse, citado pelo Morning Star. Sindicatos, utentes, partidos de esquerda estão a denunciar o «Health and Care Bill» do governo de Boris Johnson, afirmando que se trata de um cavalo de Tróia para aprofundar a privatização da saúde pública. À medida que o projecto da Lei da Saúde e dos Cuidados avança, depois de ter sido apresentado, em Julho, pelo governo conservador britânico, sobe de tom a oposição de vários sectores progressistas e de esquerda, que vêem na «lei do assalto corporativo» ao National Health Service (NHS; serviço nacional de saúde) uma forma de aprofundar a sua privatização e de colocar áreas-chave da saúde pública nas mãos dos privados. Esta semana, um deputado do Partido Trabalhista exigiu a reversão da privatização do NHS, bem como a supressão do projecto de lei conservador, refere o Peoples Dispatch. Reclamou ainda o financiamento adequado do serviço nacional de saúde, incluindo um aumento salarial de 15% para os seus funcionários. Organizações como We Own It e Unite the Union, iniciativas e campanhas como Save the NHS e Just Treatment também têm estado activas e a expressar as suas preocupações sobre o projecto de lei, acusando o governo de Johnson de usar a pandemia de Covid-19 para privatizar serviços importantes do NHS. O governo britânico defende a necessidade de reorganizar o sistema, aproximando os hospitais do apoio social e atribuindo um papel mais formal às empresas privadas na «colaboração» com o serviço público – que já detêm. Os oponentes afirmam que a referida reorganização – que irá dividir o NHS em 42 unidades integradas, «cada qual com o seu orçamento apertado» – significa um aprofundamento da privatização do sistema, quando, no contexto da pandemia, se exige um maior investimento público. O projecto de lei, que já foi aprovado na Casa dos Comuns duas vezes em Julho, encontra-se na fase da Comissão, prevendo-se que seja submetido a uma terceira votação em Outubro. De acordo com a fonte, o governo de Boris Johnson quer lançar a «reforma» a todo o vapor em Abril do próximo ano. Numa declaração proferida na terça-feira, Jacalyn Williams, responsável da área da Saúde do sindicato Unite the Union, sublinhou que o «NHS é a nossa maior conquista e, depois de uma década de subfinanciamento e de lidar com a pandemia de Covid-19, esta lei não é a receita de que necessitamos». Disse ainda que a lei é um cavalo de Tróia, que vai trazer maior privatização, clientelismo, austeridade, e dará carta branca para «atropelar e vender o NHS». Por seu lado, a organização Just Treatment afirmou que o projecto de lei vai conduzir o serviço público para um estilo à americana, onde os lucros são postos à frente da saúde, e destacando que lucrar com a saúde das pessoas contraria os princípios do NHS. O organismo lembrou ainda que, entre os muitos poderes que as empresas privadas passarão a ter, está o de decidir aquilo que os trabalhadores ganham, o que significará cortes para enfermeiros e médicos sobrecarregados. De acordo com as estimativas do Unite the Union, o nível de privatização do NHS em 2018-19 variou entre 7% e 22%, e mesmo o valor mais baixo representou a transferência de 9,2 mil milhões de libras (10,7 mil milhões de euros) do orçamento do NHS para os bolsos dos privados. Robert Griffiths, secretário-geral do Partido Comunista Britânico, também criticou a «proliferação de cuidados de saúde privados, a transferência de serviços do NHS para empresas guiadas pelo lucro, a drenagem de recursos do NHS para Inciativas de Financiamento Privado (PFI) e a duplicação dos pagamentos a entidades privadas desde 2010», informa o Peoples Dispatch. Segundo um inquérito realizado pela campanha We Own It (é nosso) e pela Survation, 76% dos inquiridos disseram que desejavam ver o NHS «restabelecido como um serviço totalmente público», frente a apenas 15% que aceitaram a colaboração privada com a saúde pública. «Os utentes e os trabalhadores não querem mais poder corporativo no nosso NHS – queremos mais financiamento, uma voz democrática sobre o modo como funciona, apoio adequado aos trabalhadores e o fim dos planos de privatização», afirmou a Just Treatment numa declaração da sua campanha contra o projecto de lei de Boris Johnson. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Por seu lado, a secretária do Congresso dos Sindicatos (TUC), Frances O'Grady, disse que a medida do governo é uma «receita para o desastre». «A utilização de trabalhadores de ETT para tentar quebrar as greves colocaria estes trabalhadores numa posição tremenda, agravaria os conflitos e envenenaria as relações laborais», alertou. O governo quer minar o «direito fundamental à greve», destacou O'Grady, lembrando ainda que a medida constitui uma ameaça à segurança pública, uma vez que pôr trabalhadores não treinados em determinadas funções pode colocá-los em risco a eles e aos utentes dos serviços. «Numa altura em que milhões lutam para chegar ao fim do mês, o governo ataca a capacidade dos trabalhadores para reivindicar salários mais altos», disse O’Grady. Na sua página online, o governo britânico afirma que, a partir de ontem, as empresas afectadas por greves «podem recorrer a funcionários temporários e qualificados, com pouca antecedência, para preencher postos essenciais». O secretário britânico dos Negócios e Energia justificou a medida à luz «da acção sindical militante que ameaça paralisar serviços públicos essenciais», acrescentando que tinha agido com rapidez para «revogar estas restrições onerosas, ao estilo dos anos 70». As «pessoas honestas e trabalhadoras podem prosseguir com as suas vidas», ou seja, sem ter pela frente os incómodos das consequências da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e melhores salários, para denunciar o aumento do custo de vida ou a má gestão governamental dos recursos públicos. Para Kwarteng, esta quinta-feira trouxe boas notícias «à nossa sociedade e à nossa economia». «30 anos de serviço leal não contam para nada», disse um engenheiro da British Gas, a maior empresa de energia do Reino Unido. Centenas ficaram sem trabalho ao não aceitarem piores condições. Estima-se que entre 300 e 400 funcionários da British Gas tenham perdido o posto de trabalho na quarta-feira passada, depois de se recusarem a alinhar no esquema de «despedimento e recontratação» que lhes foi imposto pela empresa. No passado dia 1 de Abril, o maior fornecedor de energia do Reino Unido entregou cartas de despedimento a cerca de mil dos seus engenheiros, que instalam e reparam caldeiras e sistemas de calefacção para os nove milhões de clientes da empresa. Os trabalhadores tinham duas semanas para decidir se saíam para regressarem assinando novos contratos, que implicavam uma redução salarial e mais horas de trabalho, com turnos também aos fins-de-semana e feriados – de borla. De acordo com The Guardian, o polémico esquema de «despedimento e recontratação» é legal, e a maioria dos sindicatos aceitou o agravamento das condições laborais, sendo que, até terça-feira, centenas de funcionários assinaram os novos contratos. O sindicato GMB destacou-se na oposição ao «esquema», ao longo de uma luta de nove meses travada contra a administração da empresa, e levou a cabo mais de 40 dias de greve, em protesto contra o «despedimento colectivo» e o «tratamento vergonhoso» dos trabalhadores, acusando o fornecedor de fazer «bullying» sobre os funcionários. Andy Prendergast, dirigente do GMB, denunciou que muitos dos 8000 engenheiros aceitaram as novas condições «sob coerção», e sublinhou que o tratamento «chocante» dos funcionários provocou danos na sua moral. A dona da British Gas, Centrica, anunciou os planos de emagrecimento no Verão passado, alegando para tal a perda de mais de três quartos do seu valor de mercado nos últimos cinco anos, os efeitos da pandemia e a necessidade de proteger a qualidade do serviço e milhares de postos de trabalho. No entanto, muitos dos engenheiros visados não se mostraram convencidos com esta argumentação, tendo denunciado nas redes sociais o «esquema» e o modo como foram tratados depois de anos e anos de serviço, e expressando a recusa em aceitar piores condições de trabalho: «Não vou assinar um contrato inferior», escreveu no Twitter um dos engenheiros da British Gas que ficaram sem trabalho. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. A medida já andava a ser comentada da imprensa desde o mês passado, na sequência das greves com forte impacto no sector dos transportes. Precisamente o secretário dos Transportes, Grant Shapps, mostrou-se determinado a fazer frente ao que chamou o poder dos dirigentes sindicais, que acusou de manter «o país refém». Em tom igualmente populista ao de Kwarteng e querendo gerar divisão no seio das camadas atingidas pelo efeito bumerangue das sanções contra a Rússia e pelas políticas neoliberais do executivo conservador, Shapps também pôs de um lado os maus dos grevistas, que têm o poder de perturbar o funcionamento do país, e as coitadas das pessoas trabalhadoras, que, agora, com esta legislação quebra-greves, já vão poder continuar a fazer as suas vidas. Que as coitadas das pessoas honestas e trabalhadoras podem continuar a ser roubadas e que os trabalhadores lutam por direitos – já não foi coisa que o secretário tenha dito. A legislação passa a ter efeito em Inglaterra, País de Gales e Escócia. Quando uma acção de luta promovida por um sindicato é considerada ilegal, o limite pelos «danos» que podiam ser imputados à estrutura sindical estava fixado em 250 mil libras; agora passou para um milhão de libras. É outra das alterações promovidas pelo governo conservador, enquanto os media se entretêm com «prognósticos, apostas e pontos de interrogação» sobre Sunak e Truss. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. «O sindicato continuará a negociar de boa-fé, mas não se deixará intimidar por ninguém», disse ainda Lynch, em alusão às ameaças veiculadas por representantes das empresas. Sublinhou também a necessidade de o governo conservador britânico «deixar de interferir nas negociações, para que possa haver um acordo entre as empresas do sector e os trabalhadores». A este propósito, a secretária-geral do Congresso dos Sindicatos (TUC), Frances O'Grady, acusou o secretário dos Transportes do executivo britânico, Grant Shapps, de ter bloqueado as negociações que podiam ter evitado a greve. «Todos nós queremos ver negociações bem-sucedidas para pôr fim a este conflito», disse O'Grady, que acusou Shapps de ter dado «instruções secretas» às empresas do sector ferroviário para que não chegassem a um acordo, indica o periódico Morning Star. Entretanto, apesar de a direcção do Partido Trabalhista ter dado instruções aos seus membros para não apoiarem a greve, alguns deputados desafiaram essa orientação e dirigiram-se a estações e outros locais onde havia piquetes, em solidariedade com os trabalhadores. Jeremy Corbyn, ex-líder dos trabalhistas (2015-2020) e agora deputado independente, esteve com um piquete de greve em Euston (Londres), tendo afirmado os trabalhadores da ferrovia falam por muita gente no país. Num texto publicado no Morning Star, Sarah-Jane McDonough, do sindicato TSSA, pergunta: «Quanto tempo mais espera o governo que os trabalhadores aceitem que os ricos fiquem mais ricos enquanto nós ficamos mais pobres?» E acrescenta que aqueles que «lucram com a nossa exploração» receberam com «fingida surpresa» a exigência de aumentos salariais. «Isso não os devia surpreender de todo. Mais e mais trabalhadores estão a perceber que os lucros das empresas privadas são os salários não pagos dos trabalhadores e que essa injustiça existe há demasiado tempo», afirma. McDonough aponta a vontade de despedir trabalhadores, a falta de manutenção na rede, a pouca propensão para aumentar salários e contrapõe a isso os lucros de muitos milhões de libras que as empresas privadas têm estado a fazer com a concessão do sector ferroviário no Reino Unido. «O dinheiro está lá e sempre esteve. Esta acção [sindical] não é apenas sobre os salários, termos e condições dos trabalhadores filiados no TSSA e no RMT no sector ferroviário, mas faz parte de um quadro muito maior», frisa a sindicalista. Em seu entender «a situação económica que vivemos hoje não é tanto uma crise de "custo de vida", mas uma crise de lucro privado cujo custo a classe dominante espera que os trabalhadores paguem». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. A greve, marcada para 2 de Junho, tem lugar porque as propostas do RDG são «inaceitáveis», afirmou o sindicato, sublinhando que não houve qualquer novidade desde a última jornada de paralisação, a 13 de Maio. Prevê-se que a acção de luta envolva cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários por todo o país, incluindo funcionários do catering e das estações. «Os ministros não podem simplesmente querer que o conflito desapareça», disse Lynch esta quinta-feira. Para o dirigente sindical, o governo «subestima a força» dos trabalhadores filiados no RMT, que «acabam de nos confiar um novo mandato de greve por seis meses» e «estão determinados a seguir em frente até que obtenham uma solução aceitável». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença. Como a empresa de catering, que «obteve 1,4 milhões de libras de lucro», «se recusou a apresentar uma proposta salarial decente», o sindicato decidiu avançar para a greve de 48 horas (quinta e sexta-feira). Neste sentido, Mick Lynch, o secretário-geral, afirmou que «empresas ferroviárias gananciosas há muito que exploram os nossos trabalhadores e a Rail Gourmet não é excepção». Entretanto, no contexto da longa luta que mantêm por melhores salários, condições e estabilidade no emprego, cerca de 20 mil trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve a 26 de Agosto e a 2 de Setembro. As jornadas de luta foram anunciadas pelo RMT, cujo secretário-geral disse que trabalhadores e sindicato que os representa vão lutar até que seja alcançado «um acordo negociado e justo». A greve abrange as empresas Chiltern Railways, Cross Country Trains, Greater Anglia, LNER, East Midlands Railway, c2c, Great Western Railway, Northern Trains, South Eastern, South Western Railway, Transpennine Express, Avanti West Coast, West Midlands Trains, e GTR (incluindo a Gatwick Express). Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Internacional|
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Referindo-se ao plano de encerramento de bilheteiras do actual governo, «tremendamente impopular e impraticável», Lynch acrescentou que faz parte de um sistema «orientado pela defesa do lucro à custa dos passageiros».
Um outro sindicato de trabalhadores da ferrovia, o TSSA, classificou a privatização como «um falhanço caro» e apelou à renacionalização, refere o periódico Morning Star.
Maryam Eslamdoust, secretária-geral do sindicato, denunciou que a privatização significa encher os bolsos de «accionistas gananciosos» com os «subsídios dos contribuintes», e que empresas que não estão a cumprir sejam premiadas com novos contratos lucrativos, enquanto os passageiros são confrontados com comboios velhos, atrasos e cancelamentos.
Em seu entender, o regresso da ferrovia ao controlo público é o mínimo que se exige para respeitar os contribuintes e os utentes.
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