«As medidas adoptadas pelo governo vietnamita e a disciplina com que a população as cumpre estão a dar resultado», destaca a agência cubana Prensa Latina.
Hoje, o número de contagiados mantém-se em 268 – desde o início do surto epidémico, há quase três meses. O número de pacientes que recuperaram da doença subiu para 214, pelo que, no antigo país da Indochina, apenas se registam 54 casos de pessoas doentes com Covid-19 e nenhum falecido.
Além disso, cerca de duas dezenas de doentes já foram testados uma ou duas vezes (com resultado negativo), sendo previsível que alguns deles tenham alta nos próximos dias.
O Vietname consegue melhorar a cada dia que passa a relação entre o número de doentes e o de recuperados, confirmando-se como um dos países que «com mais acerto encara a Covid-19», destaca a agência.
Tal desempenho valeu-lhe o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de muitos países, que observam com atenção as experiências que leva a cabo face ao síndrome respiratório agudo severo.
No entanto, ao país do Sudeste Asiático ainda falta vencer uma «grande batalha» para derrotar a pandemia: quase 63 mil pessoas estão em quarentena ou sob observação em instituições especializadas ou nas suas casas.
Solidariedade com Cuba vem «do coração e da cabeça»
Ao receber, na passada sexta-feira, a embaixadora de Cuba em Hanói, Lianys Torres, o chefe do governo vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, afirmou que o Partido Comunista, o Estado e o povo vietnamitas estão com a Ilha na luta contra a Covid-19, sentimento que disse «saber e sentir ser recíproco».
Xuan Phuc expressou o agradecimento do Vietname pelo permanente apoio e a solidariedade de Cuba para com o povo vietnamita, e disse que o seu país estará ao lado do país caribenho para o ajudar a aliviar a dureza do bloqueio e a enfrentar as dificuldades resultantes da pandemia, informa a Prensa Latina.
Acrescentou que o Vietname fará tudo o que for possível para aumentar a cooperação com Cuba e, em geral, os laços bilaterais, para benefício comum.
O primeiro-ministro recebeu a embaixadora cubana pouco depois de o Partido Comunista do Vietname, o Estado e o povo vietnamitas terem doado à Ilha 5000 toneladas de arroz, para a ajudar a resolver as suas dificuldades alimentares em plena luta contra a Covid-19.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui