Nas últimas horas, mais duas pessoas, ambas de nacionalidade vietnamita, entraram em fase de recuperação, depois de os testes para a detecção do novo coronavírus – SARS-CoV-2, que está na origem da doença conhecida como Covid-19 – terem tido resultados negativos.
O seu estado clínico é estável, informa a Prensa Latina, acrescentando que, de acordo com as normas vigentes no país do Sudeste Asiático, ambos irão ficar em quarentena e sob observação médica durante os próximos 14 dias.
A agência cubana considera bastante provável que o número de pessoas recuperadas aumente nas próximas horas, uma vez que 17 pacientes passaram nos segundos testes para a detecção do vírus e outros 25 nos primeiros exames.
Com mais de metade das 255 pessoas contagiadas recuperadas e sem registar qualquer morte relacionada com a pandemia de Covid-19, o Vietname está a mostrar, tal como a sua vizinha China, que é possível vencer a batalha contra esta doença respiratória.
Ainda assim, as autoridades sanitárias vietnamitas não abrandam o ritmo, tendo determinado intensificar as medidas preventivas e preparar o país para enfrentar uma eventual segunda vaga do novo coronavírus.
Além disso, o primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc, vai manter amanhã uma teleconferência com representantes dos governos locais para debater medidas destinadas a facilitar o funcionamento das empresas e a garantir o bem-estar da população nas actuais circunstâncias, noticia ainda a Prensa Latina.
Governo vietnamita ajuda países europeus
To Anh Dung, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Vietname, entregou na passada terça-feira 500 mil máscaras antibacterianas, produzidas no país, a embaixadores de França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, como uma «oferta do governo e do povo» vietnamitas para ajudar estes países europeus a enfrentar a Covid-19.
Na cerimónia de entrega, realizada em Hanói, Anh Dung sublinhou que «a cooperação internacional e a solidariedade são factores importantes para proteger a saúde e a segurança da população, que ajudam a mitigar os impactos da pandemia», informa a agência vietnamita VNA.
Por seu lado, os embaixadores europeus agradeceram ao governo e ao povo do Vietname esta «valiosa ajuda, num momento difícil», revela a mesma fonte.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui