Apresentado ontem na reunião pública da Câmara (PS), na freguesia das Medas, o documento tem como objectivo contrariar a crescente tendência de perda de população nas freguesias de Gondomar situadas no alto concelho.
Desde logo, com o lançamento de um fórum e movimento de reflexão com vista à implementação de uma estratégia de desenvolvimento económico do alto concelho, «capaz de aproveitar as suas potencialidades naturais e históricas, com o objectivo de fixar a população e valorizar este território».
Um fórum convergente, que envolva actuais e antigos autarcas, mas também as escolas, o movimento associativo e outras entidades da região, sem descurar «todas as possibilidades que o conhecimento científico pode proporcionar num projecto com estas características».
Os eleitos da CDU salientam, em comunicado, que as freguesias de Gondomar, integradas no chamado alto concelho, «deparam-se com o problema sério da incapacidade de fixação da população, designadamente das gerações mais jovens».
E explicam porquê. «Os constrangimentos na mobilidade das populações, a falta de planeamento urbanístico, a ausência de uma política de valorização do território – das serras e do rio, e o adiamento da instalação de um parque industrial associado à necessidade de criação de emprego», são alguns dos enunciados, que na perspectiva dos eleitos «bloqueiam o desenvolvimento de um território com potencialidades naturais e patrimoniais singulares».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui