Loures debate futuro das autarquias

No âmbito dos 40 anos do Poder Local Democrático, decorre hoje e amanhã, 21, em Loures, uma conferência promovida pelo município para debater o futuro das autarquias. 

A conferência tem como objectivo analisar os 40 anos decorridos desde as primeiras eleições autárquicas e perspectivar o futuro
Créditos / Câmara Municipal de Loures

Autarcas e investigadores de todo o País participam na Conferência Nacional dos 40 Anos do Poder Local Democrático, que começou hoje, no Pavilhão Paz e Amizade, com intervenções do presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, e do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita. 

«A autonomia local face aos desafios da Europa», «A construção do Poder Local Democrático: de 1976 aos nossos dias», «Autarquias locais antes e depois da democracia», «A autonomia municipal face ao centralismo do Estado» e «A reorganização das freguesias» são alguns dos painéis da iniciativa.

Entre os oradores estão nomes como José Joaquim Gomes Canotilho, professor da Universidade de Coimbra, Manuel Machado, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Eduardo Baptista, vereador da Câmara Municipal de Loures, entre 1976 e 1991, Pedro Cegonho, presidente da Associação Nacional de Freguesias, e Jorge Cordeiro, director da revista Poder Local. 

Enquadrado no programa da conferência, realiza-se hoje, também no Pavilhão Paz e Amizade, pelas 21h30, o concerto «Clarinete em Fado», com António Saiote.

A iniciativa encerra amanhã, pelas 18h30, com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui