|soberania alimentar

Montemor-o-Novo constrói estratégia alimentar

Numa parceria com entidades locais e regionais, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a criar uma estratégia alimentar para o concelho assente em pilares como a sustentabilidade e gestão de recursos. 

Créditos / Cultura Mix

«SMEA – Semear em Montemor uma Estratégia Alimentar», assim se designa a iniciativa que está a ser desenhada por este Município, no distrito de Évora, em parceria com entidades locais e regionais, e a comunidade em geral. 

A quinta reunião de trabalho teve lugar ontem, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, e, informa a autarquia num comunicado, foi estruturada de acordo com eixos estratégicos do SMEA: Saúde e Segurança Alimentar, Consumos, Produção e Circuitos de Comercialização, Sustentabilidade e Gestão de Recursos, e Modelo de Governação Estratégica.

Em representação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Alfredo Campos reflectiu sobre a situação actual vivida pelos pequenos e médios agricultores, bem como sobre questões relativas ao sector agro-alimentar, à política agrícola e à soberania alimentar.

Já António Pinetra, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, encerrou o seminário sublinhando a importância da promoção de um debate alargado com vista à consolidação final da Estratégia Alimentar para o Concelho e para a elaboração da Carta de Compromisso, cuja consagração e assinatura se prevê para 16 Outubro, Dia Mundial da Alimentação.

A elaboração de uma estratégia alimentar partilhada e participada para este concelho alentejano arrancou em 2017 no âmbito do Plano de Acção da Agenda 21 Local e da Carta Estratégica de Montemor.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui