|Porto

União das freguesias do Centro Histórico fecha equipamentos para a infância

Os pais das crianças que frequentam três ATL foram surpreendidos com o anúncio do encerramento. As duas creches da autarquia já não aceitam inscrições e podem fechar no próximo ano.

CréditosManuel Botelho / CC BY-SA 4.0

O encerramento das valências de actividades de tempos livres (ATL) que a União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (Porto) mantém na Escola da Torrinha, na Creche da Vitória e na Sé foi comunicado através de avisos afixados nos equipamentos com a data de 6 de Junho, a que o AbrilAbril teve acesso.

Também a creche da Vitória vai encerrar, passando as crianças que actualmente a frequentam para a creche «Miminho», em Cedofeita – ambas geridas pela autarquia. A informação foi afixada na passada segunda-feira nos equipamentos.

A União das Freguesias do Centro Histórico do Porto justifica a decisão com o facto de a manutenção dos equipamentos ser «incomportável financeiramente», já que não recebe «qualquer comparticipação da Segurança Social ou de qualquer outra entidade pública».

A CDU, em comunicado à imprensa, já veio exigir «uma atitude mais responsável neste processo, nomeadamente para com os pais e para com os seus funcionários», por parte da autarquia, que «deve desenvolver urgentemente diligências junto da Câmara e da Segurança Social» para evitar o encerramento.

De acordo com a CDU, só no ATL da Torrinha estão inscritos mais de 50 alunos durante o período lectivo, número que duplica durante as férias escolares.

A coligação entre o PCP e o PEV afirma ainda que os comunistas vão apresentar, em breve, uma proposta na Assembleia da República recomendando ao Governo que a Segurança Social assuma as valências em causa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui