|óbito

Faleceu o Comandante Machado dos Santos

Machado dos Santos, militar de Abril, que teve um importante papel na libertação dos presos políticos a 26 de Abril de 1974, morreu esta quinta-feira em Lisboa.

Nascido em 1943, em Lisboa, alistou-se na Escola Naval em 1960. Machado dos Santos era Capitão de Mar-e-Guerra de Marinha, reformado e Engenheiro Hidrógrafo.

Esteve envolvido em actividades políticas antes da Revolução de Abril, contribuindo para a luta pela liberdade e a democracia e manteve-se até ao fim um militar convicto na defesa dos princípios e conquistas do 25 de Abril.

O seu nome ficará ligado ao processo de libertação dos presos políticos da fortaleza de Peniche, onde dirigiu a operação de libertação dos presos políticos em 26 de Abril de 1974, contrariando as determinações do General Spínola.

Democrata de grande inteligência, foi desportista náutico e dirigente em vários mandatos da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui