|Banca

Resultados conseguidos à custa de subida de comissões e saída de trabalhadores

Lucros do Santander com Portugal sobem 14% em 9 meses

A política agressiva de redução de postos de trabalho no Santander Totta contribuiu para os mais de 330 milhões de euros encaixados pelo grupo espanhol, com a actividade em Portugal.

Sede do Banif, já com o logotipo do Santander Totta, a 22 de Dezembro de 2015
CréditosMário Cruz / Agência LUSA

De acordo com as contas do grupo Santander referentes ao terceiro trimestre do ano, divulgadas esta semana, os lucros do gigante da banca europeia ganhou 336 milhões de euros com o Santander Totta, descontado o efeito da integração do Banco Popular.

Esta é uma subida de 14,6%, acima do valor registado para todo o grupo. Portugal já é o terceiro país europeu que mais contribui para o lucro do grupo Santander, a seguir a Espanha e ao Reino Unido – ao todo, constitui cerca de 5% dos mais de 5 mil milhões de euros de lucros registados apenas em nove meses.

Apesar da redução da margem financeira com juros, o Santander Totta foi buscar aos seus clientes e aos seus trabalhadores o necessário para engordar os bolsos dos seus donos. As receitas com comissões cresceram 5% e os custos operacionais desceram 7,5%.

No final de Junho, o banco a quem foram entregues o Banif e o Banco Popular Portugal tinha feito sair mais de 380 trabalhadores no espaço de um ano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui