|Banca

Santander celebra lucros astronómicos e já é maior banco privado em Portugal

O Santander Totta deu 440 milhões de euros em lucros à casa-mãe no ano passado, mais 10% do que no ano anterior. Número de trabalhadores e despesas com pessoal desceram 7%, já incluído o Popular.

CréditosRoman G. Aguilera / Agência LUSA

Depois de conhecidos, ontem, os resultados do BPI, sabe-se hoje que também o antigo Totta deu muitos milhões a ganhar aos seus donos espanhóis, em 2017. O volume de apropriação de riqueza pelo gigante da finança europeia impressiona: 440 milhões de euros, tanto como receberam 55 mil trabalhadores a ganhar o salário mínimo ao longo do ano passado.

O grupo Santander, que apresentou hoje lucros de 6,6 mil milhões de euros relativos a 2017, afirma que a sua filial portuguesa já se tornou no maior banco privado do nosso país – um objectivo conseguido com a entrega do Banif e do Banco Popular pelos estados português e espanhol, respectivamente.

No último ano, o Santander Totta fechou 94 balcões e fez sair 411 trabalhadores, prosseguindo a estratégia de consolidação, descartando tudo o que herdou do Banif e do Popular e que não lhe interessa.

A par da redução de custos operacionais, o crescimento dos lucros do banco deu-se à custa do aumento das receitas com comissões, que já têm novas subidas anunciadas para este ano – de 20% em média. Para os clientes do Popular a situação é ainda mais crítica, já que o Santander Totta cobra, em média, mais 25% em comissões.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui