O PCP quer ouvir o Governo, com «carácter de urgência», sobre a questão dos incêndios que estão a assolar o País, no continente e na Madeira. «A reunião deverá ser ainda esta semana», afirmou António Filipe ao AbrilAbril.
A vontade é expressa pela situação «bastante grave», particularmente a do Funchal, onde o incêndio que aí lavra voltou a ganhar força esta tarde. Já há habitações destruídas, estradas cortadas, e o Hospital dos Marmeleiros foi inclusivamente evacuado.
Entretanto, o primeiro-ministro, António Costa, já informou que será enviada ainda hoje para a Madeira uma equipa de 36 elementos formada por membros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, bombeiros profissionais e voluntários, e elementos do INEM, informa a Lusa.
Foi ainda accionado um pré-alerta para um mecanismo europeu de protecção civil e para o acordo com a Rússia, podendo vir a ser accionado efectivamente durante o fim-de-semana. Ainda segundo a Lusa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alertou para «situações extremamente adversas» nos próximos dias, quanto ao combate aos incêndios.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui