Faleceu Silas Cerqueira, lutador do movimento da paz português

O destacado militante pela paz faleceu aos 86 anos. Envolvido em várias campanhas contra o armamento e na criação de várias organizações, Silas Cerqueira dedicou a vida à paz e ao progresso.

Silas Cerqueira foi um dos membros da direcção do CPPC
CréditosCPPC

Faleceu Silas Cerqueira, uma das figuras mais destacadas do movimento da paz e da solidariedade em Portugal, com um importante papel no movimento anti-fascista, nomeadamente no Movimento da Unidade Democrática – Juvenil (MUD – Juvenil). Foi membro da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) durante dezenas de anos e integrava actualmente a sua Presidência. Esteve ligado à criação de importantes organizações ligadas à luta pela paz, como o Movimento Português contra o Apartheid, com algumas das iniciativas a contarem com a presença de Nelson Mandela, e o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), em 2005.

Nascido a 8 de Setembro de 1929, Silas Cerqueira fez parte dos estudos nos Estados Unidos, onde se envolveu na luta contra a discriminação racial e a guerra na Coreia e tomou contacto com várias personalidades progressistas. Já em Portugal, a partir de 1952, empenhou-se na luta pela paz, por exemplo contra a proliferação das armas nucleares e contra a presença de Portugal na NATO.

Representou Portugal por várias vezes no Conselho Mundial da Paz e participou em diversas iniciativas, nomeadamente na organização da «Conferência Mundial de Solidariedade com o Povo Árabe e a sua Causa Central: a Palestina», realizada em Lisboa com a presença de Yasser Arafat, e na Conferência Internacional de Solidariedade com os Estados da «Linha da Frente», em Março de 1983.

O seu velório vai realizar-se amanhã, na Casa da Paz, sede do CPPC (Lisboa, na Rua Rodrigo da Fonseca, 56, 2.º), entre as 17 e as 22 horas. O funeral será no Cemitério do Alto de São João, a partir das 17 horas do dia 25.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui