|mulheres

MDM dinamiza laboratório sobre a violência no namoro

A sessão online sobre a violência no namoro e o jogo UNLOVE, criado pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em parceria com a Universidade de Aveiro, realiza-se esta sexta-feira, às 16h. 

«Parecia que o juiz era a defesa do meu ex-marido», revelou Susana
Créditos / BragaTV

«Vamos conversar sobre a violência no namoro, a promoção da igualdade entre rapazes e raparigas e prevenção da violência no namoro, em prol de uma cultura de igualdade, de desconstrução de linguagens e discursos abusivos e de violência», esclarece o MDM na apresentação da iniciativa, que se realizará via zoom e cujas inscrições já estão a decorrer. 

A sessão surge no âmbito do projecto «Para além do amor», desenvolvido com o intuito de intervir na sensibilização social, para a igualdade e não discriminação entre mulheres e homens, nomeadamente no que respeita à violência doméstica, violência no namoro e tráfico humano, flagelos sociais que, lembra o movimento, «atingem mulheres de todas as idades e muitas crianças».

Promover uma cultura de não violência e de respeito pelos direitos humanos, e combater estigmas e estereótipos de género são também objectivos deste projecto que perspectiva ampliar o conhecimento, no plano local e regional, sobre as respostas existentes e melhorar as políticas públicas de combate às violências.

O jogo digital UNLOVE, de sensibilização e prevenção da violência no namoro, é outra das componentes de «Para além do amor». Criada em 2018, em parceria com a Universidade de Aveiro, esta é uma ferramenta de promoção da igualdade e prevenção da violência no namoro.

Segundo um relatório da Polícia Judiciária, cem mulheres foram mortas pelos companheiros, entre 2014 e 2019, representando 16% do total de homicídios ocorridos em Portugal neste período. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui