No âmbito deste debate, o PCP chama a atenção para o facto de «alguns dos que teceram loas ao «Portugal no pelotão da frente» da União Europeia (UE) e do euro denunciarem agora a queda do País para a «cauda da Europa», fruto de sucessivas «ultrapassagens» por outros países, nomeadamente da Irlanda e da Roménia.
Neste quadro, quando se agudiza o debate ideológico em torno das alegadas ultrapassagens, importa, segundo o PCP, por um lado, discutir com profundidade as questões da insuficiência de crescimento e do desenvolvimento do País, numa perspectiva comparativa com outros países que «partilham o mesmo espaço de integração capitalista europeia». Por outro lado, «identificar mitos e confrontá-los com a realidade, recusando manipulações políticas que visam absolver as responsabilidades da política de direita».
Na sessão pública, que será encerrada por Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, participarão os economistas Ricardo Paes Mamede, Catarina Morais, Eugénio Rosa, João Carlos Graça e Josué Caldeira, a socióloga Ana Drago e o historiador Manuel Loff, actualmente deputado do PCP na Assembleia da República. Intervirão também os dirigentes comunistas Agostinho Lopes, João Ferreira e Vasco Cardoso, Sandra Pereira deputada no Parlamento Europeu e Luís Carapinha, da Secção Internacional do PCP.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui