A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, reafirmou hoje que o Governo deve cumprir o compromisso de venda do Novo Banco, questionada pela jornalista Susana Frexes em conferência de imprensa.
Confrontada com uma hipotética possibilidade de o processo resultar numa situação diferente da acordada, ou seja, a venda integral do capital do Novo Banco, Vestager afirmou que o que interessa para Bruxelas é que «o resultado final seja uma entidade viável e que a concorrência não seja afectada, já que foram concedidas ajudas de Estado».
A questão surge depois de Marques Mendes, no seu comentário dominical na SIC, ter afirmado que Bruxelas está a bloquear uma solução em que 25% do capital do Novo Banco se mantenha nas mãos do Fundo de Resolução. O comentador diz que a Comissão Europeia exige mais despedimentos e encerramentos de balcões caso o Estado mantenha parte do capital. Em alternativa, a hipótese seria que ficasse sem direitos de voto ou impedido de intervir na gestão do banco.
«Se alguém quer fazer algo, talvez favorecendo uma parte, então é preciso equilibrar isso assumindo compromissos noutra área», afirmou a comissária.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui