O protesto foi anunciado pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e será no formato de desfile, entre Santos e São Bento, pelas 18h, terminando com a entrega de um documento reivindicativo com os principais problemas dos polícias.
A ASPP/PSP informa que, entre as várias questões que afectam a actividade da Polícia de Segurança Pública, está a falta de meios e de viaturas, dando o exemplo das esquadras das divisões da Amadora e de Sintra, onde apenas estiveram, em alguns turnos, dois carros a circular.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação sindical, Paulo Rodrigues, dá conta das reivindicações que dizem respeito aos problemas socioprofissionais, sublinhando que os polícias exigem ao Governo a conclusão dos concursos abertos em 2016 para todas as categorias, a publicação da lista de antiguidades e da lista dos 800 profissionais que reúnem os requisitos para a pré-aposentação, além do descongelamento dos índices remuneratórios e a eliminação do factor de sustentabilidade a todos os aposentados.
Os polícias exigem ainda a «rápida homologação das avaliações de 2016», uma vez que o aumento dos dias de férias só se pode concretizar através desta via, e o cumprimento do estatuto profissional.
Depois da entrega do caderno reivindicativo, e mediante a resposta do Governo, a ASPP/PSP decidirá sobre futuras acções a realizar.
Com agência Lusa
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui