|óbito

Coronel Varela Gomes: o último adeus

Realiza-se hoje o funeral do Coronel Varela Gomes, um militar de Abril que participou activamente na luta pela liberdade e pela democracia, antes e depois do 25 de Abril.

O Coronel Varela Gomes durante uma sessão pública promovida por um grupo de militares de Abril, n'«A Voz do Operário», em Lisboa. 4 de Abril de 2003
CréditosJoão Relvas / Agência LUSA

O funeral sai ao fim da manhã desta quinta-feira da Basílica da Estrela, onde está em câmara ardente, para o crematório do Alto de S. João.

Pela Basílica, para além de familiares e amigos, passaram diversas personalidades civis e militares, nomeadamente os ex-conselheiros da revolução Martins Guerreiro e Pezarat Correia, e o deputado António Filipe.

O Coronel João Varela Gomes participou activamente na luta antifascista, o que lhe valeu a passagem pelas prisões da PIDE (a polícia política do regime fascista) e a expulsão do Exército.

Após o 25 de Abril, foi reintegrado no posto de Coronel e desempenhou diversas funções, envolvendo-se de forma determinada no processo revolucionário e nas estruturas do Movimento das Forças Armadas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui