Este ano subordinado ao tema «Museus hiperconectados: enfoques novos, públicos novos», o plano de actividades distribui-se entre os dias 18 e 19 de Maio e tem início com «Vestidos de História – Experiência fotográfica».
Durante a actividade, que decorre na próxima sexta-feira, entre as 10h e as 18h, serão disponibilizados fatos históricos ou simples adornos, como tiaras, coroas ou túnicas de soldado romano, para os visitantes envergarem e se fotografarem.
Das 10h às 12h, «Do Puzzle ao Objecto» é uma actividade dirigida aos mais novos com o objectivo de dar a conhecer a área da conservação e restauro, e a sua importância na salvaguarda do património material.
«Partindo de peças cerâmicas recentes e fragmentadas, os participantes são convidados a realizar os respectivos puzzles reconstrutivos, procedendo posteriormente à colagem dos mesmos e simulação de pequenos restauros», explica o Município num comunicado.
Entre outras actividades, pelas 17h decorrerá a «Inauguração de legendagem bilingue – Exposição Permanente». A partir deste dia, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) conta com legendagem uniformizada nas línguas portuguesa e inglesa.
Meia hora depois, segue-se a «inauguração de sistema multimédia de visita virtual ao Poço-Cisterna», que permitirá aos visitantes que não tenham possibilidade de descer ao poço-cisterna árabe, por opção ou limitações de qualquer ordem, descer os cerca de sessenta degraus através de uma visita virtual, acompanhada em dois idiomas.
Nesse mesmo dia, em São Bartolomeu de Messines, o Museu do Traje e das Tradições (MTT) acolhe, entre as 10h e as 12h, a actividade «A escola no Tempo dos Nossos Avós». Reportando-se à ditadura fascista de Salazar, os participantes terão oportunidade de descobrir as principais diferenças no ensino, designadamente nos materiais utilizados e na relação entre o professor e os alunos.
O programa segue no dia 19 de Maio com a «Noite dos Museus». Entre outras actividades, às 21h30 será exibido no MTT o filme Cinema Paraíso, de 1988.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui