|Autoeuropa

Custo de vida leva a que seja exigido aumento salarial extraordinário na Autoeuropa

Considerando que o aumento salarial previsto para 2025 é insuficiente, os trabalhadores da Autoeuropa, com o SITE Sul, exigem um aumento salarial extraordinário. O aumento do custo de vida é a principal razão.

CréditosMiguel A. Lopes / Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN), sindicato que representa os trabalhadores da VW Autoeuropa, criticou o aumento salarial acordado para 2025, considerando-o «claramente insuficiente» face ao aumento do custo de vida. 

Num comunicado distribuído, o sindicato anunciou que já apresentou à administração da empresa a reivindicação de um aumento salarial extraordinário de 100 euros para todos os trabalhadores, com efeitos retroativos a Janeiro de 2025, e a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais.

A Comissão Sindical do SITE Sul argumenta que existem «todas as condições» para uma valorização efetiva dos salários, de modo a permitir que os trabalhadores recuperem poder de compra e consigam enfrentar o aumento do custo de vida. A reivindicação foi aprovada por unanimidade em plenários realizados nos dias 28 e 29 de Janeiro, onde os trabalhadores decidiram pressionar a administração por melhorias salariais e condições de trabalho.

O sindicato destacou que a VW Autoeuropa tem registado grandes volumes de produção e resultados económicos positivos, com perspectivas de manter esse desempenho em 2025. Além disso, lembrou os lucros milionários anunciados pelo Grupo Volkswagen nos últimos anos, reforçando que a empresa tem condições para atender às reivindicações dos trabalhadores.

«Todo o esforço exigido aos trabalhadores deve ser reconhecido, através da valorização dos salários, da melhoria das condições de trabalho e das condições de vida», afirmou o sindicato. A redução da carga horária, segundo o comunicado, não só permitiria uma melhor recuperação física e psicológica dos funcionários, mas também uma maior conciliação entre a vida profissional e familiar.

O SITE Sul apelou a todos os trabalhadores para se mobilizarem em defesa destas reivindicações, destacando a importância da união para alcançar os melhores resultados. A Comissão Sindical afirmou estar disponível para discutir os pontos propostos com a administração da empresa.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui