O director-geral da Autoeuropa, o ministro da Economia, Pedro Reis, o primeiro-ministro Luís Montenegro, e vários deputados do PSD e CDS-PP congratularam-se com a decisão, considerada histórica, do Grupo Volkswagen em construir o novo modelo eléctrico ID. EVERY1 na fábrica de Palmela, no distrito de Setúbal.
«A Autoeuropa vai ficar com a produção do novo veículo eléctrico da Volkswagen. Portugal mantém-se assim como um dos pólos fundamentais. Muitos empregos e um sector alavancado», celebrou, entusiasmado, o primeiro-ministro nas suas redes sociais. Assumindo para si a decisão tomada pela Autoeuropa, Montenegro reiterou o «orgulho» no trabalho que «tem vindo a realizar com e para os portugueses».
Por seu lado, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) considera que a atribuição do fabrico deste novo modelo à Autoeuropa «é indissociável e deve-se ao profissionalismo, empenho e dedicação de todos os trabalhadores ao longo de décadas para que os modelos produzidos na fábrica sejam um sucesso».
Prova também que a atribuição de novos modelos a Palmela não está «condicionada pelo desenvolvimento da acção e luta dos trabalhadores», nomeadamente, quando esta se destina a melhorar «salários, direitos e condições de trabalho», sublinha o sindicato.
O fabrico deste modelo, considera o SITE Sul, «deve servir para garantir e aumentar os postos de trabalho seja na VW Autoeuropa», seja nas empresas fornecedoras, tal como também deverá servir para a incorporação da produção nacional.
Recordando que este ano será discutido o Caderno Reivindicativo, os trabalhadores esperam que a administração da empresa reconheça de «forma justa e séria o valioso contributo dos trabalhadores para que este resultado e produto tivesse sido alcançado».
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