Um novo pré-aviso de greve emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN/Fectrans) abrange o período 2 de Janeiro e 31 de Março, cobrindo «todos os trabalhadores das empresas do sector de transportes rodoviários e pesados de passageiros dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real».
O STRUN representa, nestes seis distritos, cerca de mil trabalhadores. O pré-aviso de greve incide sobre todo o trabalho extra em dias de folga ou feriados e, nos restantes dias, abrange as duas primeiras e duas últimas horas de serviço de cada trabalhador, explicou à agência Lusa o coordenador do sindicato, José Manuel Silva.
«Os motivos que dão origem a estas greves prendem-se com a justa reivindicação dos trabalhadores, que exigem aumentos salariais e retroactivos desde Fevereiro de 2019», disse o dirigente sindical.
O STRUN e a Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) falharam em meados de Novembro uma tentativa para chegar a um entendimento. O sindicato reclama o pagamento de 300 euros, «30 euros por mês, desde Fevereiro, mais o subsídio de férias».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui