O compromisso obtido pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) permitirá «garantir os postos de trabalho colocados em risco pela Volkswagen AG, quando decidiu atribuir à Brose Sitech a produção dos bancos, até agora assegurada pela Vanpro», em Palmela, refere a estrutura sindical num comunicado.
A ameaça de despedimentos tinha motivado a aprovação de uma moção de solidariedade, no plenário que o sindicato promoveu no parque da Autoeuropa, nos dias 28 e 29 de Janeiro. Recorde-se que, em Dezembro do ano passado, a Comissão Sindical do SITE Sul na Vanpro colocou à Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) a necessidade de responsabilizar a VW Autoeuropa e a Brose Sitech (empresa do grupo VW) pela salvaguarda dos 475 postos de trabalho que foram colocados em causa pela decisão da multinacional automóvel.
Esta quinta-feira, por iniciativa do sindicato, foi realizada uma reunião na DGERT, na qual compareceram representantes da direcção do SITE Sul, da sua comissão sindical na Vanpro e das administrações da VW Autoeuropa e da Brose Sitech. Não obstante o compromisso alcançado, a estrutura sindical alerta que não podem ser esquecidos também os trabalhadores da Tenneco, de componentes para automóvel e igualmente sedeada em Palmela, «que estão numa situação idêntica e que também devem ser considerados neste processo, no qual a VW tem responsabilidades».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui