Persistem, para alguns, dúvidas se tal se deve às fortíssimas restrições orçamentais. Para outros, apenas se assiste a uma continuidade de políticas, tendo por último objectivo o aumento dos negócios privados na Saúde, financiados com dinheiros públicos.
Basta ver as recentes declarações de Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e ex-Secretário de Estado da Saúde de um Governo de PS – Sócrates. Esse senhor defendeu recentemente um reforço de verbas do Orçamento da Saúde... mas para financiar a prestação de saúde pelos Grupos Privados.
Nesse sentido, parecem ir também decisões recentes deste Governo, nomeadamente o «cheque consulta» e o «cheque meios complementares de diagnóstico». Com o aparente pretexto de resolver dificuldades na resposta aos doentes nos hospitais públicos, cria-se uma autêntica auto-estrada para desviar os doentes para os grupos privados, sempre com o financiamento de dinheiros públicos.
Esta situação é especialmente gravosa nos hospitais do Interior, onde aparentemente o Governo se alheia de resolver os problemas de falta de recursos humanos e técnicos, empurrando os doentes para os hospitais públicos do Litoral, mas também hospitais privados.
Como exemplo do que está a acontecer, vemos a decisão do Ministro da Saúde em participar nas Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes, organizadas e dinamizadas por uma pequena Unidade Hospitalar Privada, que atrai para uma posição subalterna e humilhante o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e a Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Os objectivos anunciados são de aperfeiçoar as parcerias entre a medicina privada e a medicina pública da Região. Uma vergonha para um Governo que «enche a boca» pela defesa do SNS.
Um último bastião de defesa do SNS são os seus profissionais, em especial aqueles, que pelo seu trajecto e vivências, percebem bem a importância e o significado desta criação nobre do Portugal de Abril. Talvez por isso, eles sejam um alvo especial a silenciar...
Estejamos todos atentos ao que se passa no SNS no País, na Região, no nosso Concelho, para podermos defendê-lo e reforçá-lo, indo ao encontro das necessidades de todos nós.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui