«Decidimos honrá-los com esta placa, para lhes manifestar o nosso mais sincero agradecimento pelo que fizeram, o que fazem e o que farão não só pelo nosso país, mas pela humanidade», disse Marco Papacci, presidente da Anaic, no acto de entrega da placa a Luis Enrique Pérez, chefe do grupo de médicos cubanos.
A cerimónia, que teve lugar esta segunda-feira no espaço Terrazzo Pellegrini, na cidade calabresa de Cosenza, foi presidido pela embaixadora de Cuba em Itália, Mirta Granda Averhoff, que agradeceu o «gesto nobre» da associação referida de honrar o trabalho realizado pelos profissionais da saúde do país caribenho.
«Com esta belíssima placa da Anaic, não apenas se reconhece a brigada médica, mas o povo cubano», afirmou a diplomata, citada pela Prensa Latina.
Granda disse que, nas suas visitas à Calábria, recebe sempre críticas positivas da população acerca do serviço que prestam os médicos do seu país, que são «os nossos melhores embaixadores, do coração e do humanismo».
O trabalho dos especialistas cubanos – muitos dos quais estiveram presentes na cerimónia – «contribui para melhorar, de forma significativa, os indicadores de saúde, para benefício do povo italiano», destacou a embaixadora.
No evento, coordenado por Pino Scarpelli, membro do secretariado nacional da Anaic, também interveio Lorenzo Caputi, director de Relações Internacionais da Universidade da Calábria, que ressaltou o valioso contributo que chega até ali da parte do «solidário povo de Cuba».
Ao entregar a placa, o presidente da Anaic, Marco Papacci, destacou o «talento, a dedicação e a sensibilidade» dos membros da Brigada Médica Cubana no Sul de Itália, que baseiam o seu trabalho nos princípios da Revolução cubana ao demonstrarem o «seu compromisso com a defesa da vida».
Papacci lembrou ainda que o acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde de Cuba e o governo regional da Calábria foi assinado em Agosto de 2022, e que os primeiros 51 médicos chegaram em Dezembro daquele ano, enquanto um segundo grupo chegou em Agosto de 2023 e um terceiro em Janeiro de 2024.
Em Setembro último, chegaram à Calábria outros 66 médicos, pelo que, actualmente, há 333 médicos cubanos a prestar serviço nas cinco províncias da região: 117 em Cosenza, 55 em Catanzaro, 41 em Crotone, 77 em Reggio Calabria e 43 em Vibo Valentia, precisou o responsável da Anaic.
Em declarações à Prensa Latina, o médico Luis Enrique Pérez disse que a placa entregue pela associação representa um estímulo ao trabalho dos 333 membros da Brigada Médica Cubana, distribuídos por 27 hospitais calabreses e que prestam serviço em 23 especialidades.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui