A sessão de apresentação da 10.ª edição do evento realizou-se ontem, nos Paços do Concelho, em Évora, com o presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e a secretária geral da Cultura da Junta da Extremadura, Miriam Garcia Cabezas.
Lançado em 2008, o «Festival de Flamenco y Fado» assume-se como um ponto de encontro entre as duas músicas mais representativas de Portugal e de Espanha, com o selo de Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A edição deste ano, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Julho, terá um formato renovado e a estreia do Cante Alentejano, com destaque para o espectáculo «Sulcanto», onde participam artistas eborenses como Pedro Calado e Manuel Caldeira, no cante e no fado, assim como Amílcar Vasquez-Dias, compositor e pianista. A fadista Mariza, a 6 de Julho, e Caixa de Pandora, no dia 4, são outros artistas portugueses em destaque.
Durante a apresentação, Carlos Pinto de Sá referiu a importância da cultura como elemento de promoção de paz e conhecimento entre as cidades e os povos, salientando o tema celebrado este ano: «Évora pela Paz – 100 anos de armistício».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui