São duas noites de espectáculos com o objectivo de promover propostas artísticas «que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: da política à crítica social, passando pelo ativismo ambiental e pelas lutas contra a discriminação de raça e género, refere a Câmara Municipal do Seixal, promotora do evento, num comunicado.
Peaches (Canadá), Moullinex (Portugal) e Prétu (Portugal), no dia 26, e Gabriel, o Pensador (Brasil) e Sam The Kid com Orelha Negra e Orquestra (Portugal), a 27 de Maio, compõem o cartaz da quarta edição do Festival do Maio, com direcção artística de Luís Varatojo. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
«Numa altura em que assistimos ao avanço dos populismos e das derivas autoritárias um pouco por todo o mundo, e em que a ordem do dia é desinformar, torna-se urgente intervir, informar e acordar consciências», frisa o Município. «As artes, sobretudo a música, têm um papel fundamental no esclarecimento e mobilização dos cidadãos e na persecução de ideais que nos conduzam a sociedades mais evoluídas e mais justas», acrescenta.
O cartaz completa-se, à semelhança de edições anteriores, com videopoemas que pontuarão os espaços entre as actuações. Artistas de diferentes áreas, como Bia Ferreira, Luca Argel, Ana Deus, Cátia Oliveira (A Garota Não), José Luís Peixoto e Catarina Wallenstein, são convidados a interpretar «poemas marcantes de cunho interventivo».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui