No Grande Palácio do Povo, ambos os chefes de Estado presenciaram a assinatura de vários acordos, em que se incluem planos de cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, exportação de produtos agrícolas para a China e projectos de desenvolvimento social.
Durante o encontro oficial, esta quarta-feira, o presidente chinês destacou a amizade tradicional entre os dois países asiáticos e afirmou que, ao longo de 68 anos de laços diplomáticos, estabeleceram um modelo de cooperação mutuamente benéfico e de convivência amistosa.
«A cooperação de alta qualidade na (Iniciativa) Cinturão e Rota e a colaboração em diversas áreas trouxeram resultados frutíferos, o que resultou em benefícios concretos para os dois povos», afirmou Xi, citado pela agência Xinhua.
O chefe de Estado chinês manifestou a disposição do seu país para apoiar a independência, a soberania e a integridade territorial do Sri Lanka, bem como a exploração de uma via desenvolvimento adequada às suas características nacionais.
Declarou igualmente a intenção de Pequim de dinamizar projectos conjuntos, que representem novos marcos na cooperação bilateral, assim como nos domínios da modernização agrícola, da economia digital e marítima.
Por seu lado, o presidente cingalês, que se deslocou à China em visita de Estado, elogiou os grandes avanços do país anfitrião ao nível da economia, da ciência, da tecnologia e infra-estruturas, tendo ainda sublinhado que a China foi sempre um país amigo e parceiro de confiança do Sri Lanka.
Anura Kumara Dissanayake destacou também o empenho do país sul-asiático em melhorar a sua conectividade no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, e manifestou o grande interesse em atrair maior investimento chinês para sectores que considerou chave, como as infra-estruturas, as energias, a agricultura, a transformação digital e o turismo.
«A China desempenha um importante papel de liderança no Sul Global, bem como um papel construtivo nos assuntos internacionais», acrescentou o presidente do Estado insular, que tinha na sua agenda a visita a locais de interesse tecnológico e agrícola, e o conhecimento de iniciativas destinadas a reduzir a pobreza.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui