Na deslocação aos locais de trabalho da Câmara Municipal do Funchal (CMF) na Fundoa, realizada na quinta-feira, a Coligação Democrática Unitária (CDU; PCP-PEV) diz ter identificado a «falta de condições de trabalho» a que estes trabalhadores, «que diariamente asseguram o funcionamento da cidade», estão sujeitos.
Em contacto com os trabalhadores, as impressões foram confirmadas: existe um «profundo descontentamento com as condições existentes» nestes espaços da CMF, de maioria PSD/CDS-PP. Não estão asseguradas «condições dignas de higiene segurança e conforto» para quem neste local exerce a sua profissão.
Ricardo Lume, antigo deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, e a comitiva da CDU referem a existência de «máquinas instaladas junto a uma escarpa com frequentes deslizamentos de pedras, sistemas de extracção de poeiras sem funcionar em pleno, colocando em risco a saúde dos trabalhadores, refeitórios sem condições básicas, faltando equipamentos essenciais como frigoríficos e micro-ondas».
A questão da limpeza é particularmente premente. Segundo os activistas da CDU, os balneários e instalações sanitárias estão «degradados e sem condições mínimas» para a utilização digna do espaço, situação agravada pela «falta de limpeza regular das instalações, sendo agora os próprios trabalhadores obrigados a assegurar a limpeza». Neste sentido, a coligação exige mais respeito «pelos direitos e pela dignidade» dos trabalhadores da Câmara do Funchal, comprometendo-se a acompanhar esta e outras situações.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui