Com 35 anos de história, a Seixalíada chega a 2018 com o lema «Um Projecto Singular, Uma Força Colectiva». Organizada pela Câmara Municipal do Seixal (CMS), em parceria com as juntas de freguesia do concelho, escolas e movimento associativo, a iniciativa decorre até 20 de Outubro com 56 modalidades.
A par das artes marciais, actividades náuticas, futebol e patinagem, entre outras, a edição deste ano conta com novas modalidades, como o duatlo. Também o desporto adaptado marca presença na maior festa desportiva do Seixal, como o andebol adaptado, boccia e futebol para cegos, a par de actividades de experimentação de tricicleta e slalom.
Na festa de abertura, realizada este sábado no Parque Urbano de Fernão Ferro, Joaquim Santos, presidente da CMS, reconheceu que «o desporto é uma área de grande importância no município, tendo em conta todos os benefícios que traz à população, em termos de saúde e também em termos de ocupação de tempos livres, sendo a Seixalíada a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do concelho, não existindo nenhuma igual no País».
Para tal, sublinhou, tem sido crucial o apoio prestado pela autarquia ao movimento associativo local, bem como o investimento feito na rede de equipamentos desportivos do concelho, «onde é possível realizar actividades físicas todos os dias», não esquecendo o desporto ao ar livre que a Baía do Seixal permite.
Joaquim Santos acrescentou ainda que, «para além destes apoios, a Câmara Municipal do Seixal tem comparticipado obras de requalificação dos espaços das colectividades e associações, num investimento que ronda, nos últimos anos, mais de 4,5 milhões de euros.
O edil acredita que, se fosse replicada a nível nacional, esta aposta no desporto traria benefícios para a população e favoreceria os resultados em provas de alta competição como os Jogos Olímpicos.
Em 2018, a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui