Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Seixal

Seixal volta a correr pela construção do hospital

A 2.ª Caminhada e Corrida pelo Hospital no Seixal tem lugar este sábado, pelas 19h, para reafirmar a unidade em torno de uma reivindicação com mais de duas décadas.

Município admite tratar-se de uma situação «absurda» e com «graves prejuízos para a população»
Seixal Créditos / in2set.ips.pt

A propósito da primeira edição do evento, o Município do Seixal afirmou que a construção do Hospital do Seixal, no distrito de Setúbal, é uma reivindicação com mais de duas décadas de luta das populações, e a necessidade dessa construção continua a ser uma realidade.

Em 2009, Estado e Município celebraram um protocolo, com o Ministério da Saúde a assumir a construção da nova unidade hospitalar, ficando então previstas 23 especialidades médicas, 72 camas de internamento e um serviço de urgência básica.

A inauguração chegou a ser apontada para 2012, mas quatro anos depois ainda andava o então primeiro-ministro, António Costa, a confirmar que a construção havia de ser iniciada no ano seguinte.

Tal como o AbrilAbril lembrou em Junho do ano passado, por ocasião da 1.ª  Caminhada e Corrida pelo Hospital do Seixal, em Janeiro de 2018, uma portaria publicada em Diário da República dava luz verde à construção do hospital no concelho, mas o presidente do Município seixalense avisou logo que a luta só haveria de terminar no dia da inauguração da unidade que deveria servir os munícipes do Seixal, assim como os de Sesimbra e de Almada.

Dois anos mais tarde, a Câmara denunciou nova falha dos prazos por parte do Governo, «apesar de todos os estudos que provaram e fundamentaram a necessidade de construção do Hospital no Seixal», do acordo estratégico assinado em 2009 com o Ministério da Saúde e da pressão crescente a que o Garcia de Orta, em Almada, está sujeito, dando resposta ao dobro dos utentes para o qual foi projectado.

«O evento volta a acontecer para reafirmar a reivindicação e demonstrar que estamos todos juntos pela construção do hospital no Seixal», declara o Município no seu portal, no qual revela que a corrida (5 km) e a caminhada (3 km) deste sábado são uma organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal, das juntas de freguesia do concelho, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal e da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal.

«Vamos fazer desta luta uma grande manifestação popular, participando nela ou apoiando-a na sua chegada», apela o Município, informando que corrida tem início às 19h e a caminhada às 19h30, com partida do Parque Urbano da Quinta dos Franceses (junto ao barco-restaurante) e chegada no Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui