A propósito da primeira edição do evento, o Município do Seixal afirmou que a construção do Hospital do Seixal, no distrito de Setúbal, é uma reivindicação com mais de duas décadas de luta das populações, e a necessidade dessa construção continua a ser uma realidade.
Em 2009, Estado e Município celebraram um protocolo, com o Ministério da Saúde a assumir a construção da nova unidade hospitalar, ficando então previstas 23 especialidades médicas, 72 camas de internamento e um serviço de urgência básica.
A inauguração chegou a ser apontada para 2012, mas quatro anos depois ainda andava o então primeiro-ministro, António Costa, a confirmar que a construção havia de ser iniciada no ano seguinte.
Tal como o AbrilAbril lembrou em Junho do ano passado, por ocasião da 1.ª Caminhada e Corrida pelo Hospital do Seixal, em Janeiro de 2018, uma portaria publicada em Diário da República dava luz verde à construção do hospital no concelho, mas o presidente do Município seixalense avisou logo que a luta só haveria de terminar no dia da inauguração da unidade que deveria servir os munícipes do Seixal, assim como os de Sesimbra e de Almada.
A iniciativa «Mais Um Natal sem Hospital do Seixal» organizada pela Câmara do Seixal será realizada no dia 9 de Dezembro, na Sociedade Filarmónica União Seixalense e visa relembrar a necessidade urgente de construção desse equipamento. A reivindicação não é nova, mas a forma de luta é original. Numa altura em que é apanágio organizar-se eventos como «O Natal dos Hospitais», a Câmara Municipal do Seixal está a organizar a iniciativa «Mais Um Natal sem Hospital do Seixal». Num concelho com cerca de 40 mil habitantes sem médico de família, a construção do hospital no Seixal é essencial, permitindo retirar parte da enorme pressão a que o Hospital Garcia de Orta, em Almada, está sujeito pois recebe, actualmente, o dobro dos utentes para o qual foi projetado. A iniciativa não é nova já que desde o início desta luta, em 2001, já se realizaram inúmeras iniciativas reivindicativas junto do Governo, tais como o cordão humano em torno da Baía do Seixal, o Hospital de Campanha (iniciativa «Em Campanha pelo Hospital no Seixal»), as várias edições de «Mais Um Natal sem Hospital no Seixal», a campanha «1 Voto pelo Hospital no Seixal» e a «Caminhada pelo Hospital». Este ano, a nova edição do espectáculo musical reivindicativo volta a contar com artistas locais e nacionais que se associam à população, Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal e aos órgãos autárquicos na exigência da construção de um hospital público no concelho do Seixal. O evento que se realiza no dia 9 de Dezembro, a partir das 15 horas, na Sociedade Filarmónica União Seixalense conta com uma longa lista de artistas: Vozes do Atlântico, Talentos sem Fronteiras, Vitor Paulo, Mário Barradas, Jean Cremona, David Antunes, David Ventura, Emanuel Moura, Dany Silva, Grupo Banza, Ricardo Meestre, Catarina Rosa, Linda Soares, Tiago Conceição, Carlos Fonseca e Custódio Magalhães. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Local|
«Mais Um Natal sem Hospital do Seixal» é um espectáculo, mas também é reivindicação
Contribui para uma boa ideia
Dois anos mais tarde, a Câmara denunciou nova falha dos prazos por parte do Governo, «apesar de todos os estudos que provaram e fundamentaram a necessidade de construção do Hospital no Seixal», do acordo estratégico assinado em 2009 com o Ministério da Saúde e da pressão crescente a que o Garcia de Orta, em Almada, está sujeito, dando resposta ao dobro dos utentes para o qual foi projectado.
«O evento volta a acontecer para reafirmar a reivindicação e demonstrar que estamos todos juntos pela construção do hospital no Seixal», declara o Município no seu portal, no qual revela que a corrida (5 km) e a caminhada (3 km) deste sábado são uma organização conjunta da Câmara Municipal do Seixal, das juntas de freguesia do concelho, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal e da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal.
«Vamos fazer desta luta uma grande manifestação popular, participando nela ou apoiando-a na sua chegada», apela o Município, informando que corrida tem início às 19h e a caminhada às 19h30, com partida do Parque Urbano da Quinta dos Franceses (junto ao barco-restaurante) e chegada no Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui