O 28 de Setembro. Do Golpe Palma Carlos à demissão de Spínola é o segundo livro da colecção «O 25 de Abril visto da embaixada norte-americana», lançada no mês de Julho. O trabalho, com a tradução comentada de um conjunto de telegramas da embaixada dos EUA, entre 18 de Julho e 7 de Outubro de 1974, pode ser consultado aqui.
A obra contém a tradução comentada, a partir dos «Kissinger cables» do Wikileaks, de um conjunto de telegramas da embaixada dos EUA, no período entre 18 de Julho e 7 de Outubro de 1974. Estas mensagens relatam a tentativa de golpe no 28 de Setembro e o processo da sua preparação, nomeadamente através de muitos personagens que mais tarde o tentariam desvalorizar.
Tudo isto num quadro em que a embaixada começa a perceber distintamente o papel decisivo do MFA e da sua Comissão Coordenadora, com a visão profundamente colonialista de Spínola a cavar um crescente fosso com o Movimento das Forças Armadas, ao mesmo tempo que aglutina à sua volta tudo o que de pior existe em Portugal.
O 28 de Setembro. Do Golpe Palma Carlos à demissão de Spínola é o segundo livro da colecção «O 25 de Abril visto da embaixada norte-americana», lançada no passado mês de Julho.
Apesar de estes telegramas serem assinados pelo embaixador dos EUA em Portugal ou por quem na embaixada o substitui, a sua leitura dá um quadro mais realista da Revolução Portuguesa que muitos manuais de história e a maior parte do conteúdo ideológico publicado.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui