|Bernardo Sassetti

Setembro será brindado com «Solo», um álbum de inéditos de Sassetti

A título póstumo serão compiladas composições que o pianista Bernardo Sassetti terá gravado, em 2005, nos Açores. Será o primeiro de uma série discográfica.

Bernardo Sassetti, em concerto na Casa da Música. 29 Abril de 2008, Porto.
CréditosEstela Silva / Agência Lusa

Realizar-se-á no dia 5 de Setembro no Teatro Thalia, em Lisboa, um pré-lançamento de «Solo», durante o qual se ouvirá a música do compositor acompanhada da projecção de desenhos do ilustrador António Jorge Gonçalves, em tempo real.

Este álbum inaugura uma compilação de nove álbuns de material inédito que a Casa Bernardo Sassetti pretender editar.

Inês Laginha, directora artística da Casa Bernardo Sassetti, em declarações à agência Lusa, disse que «começamos com este solo porque é o mais puro possível» e explicou que os temas agora escolhidos remontam a «sessões de gravação que Bernardo Sassetti fez em 2005 durante três dias no Teatro Micaelense», em São Miguel, nos Açores.

O compositor, conhecendo que aquele Teatro possuía um «piano muito especial», um Steinway, solicitou ao director da sala artística que lhe concedesse a possibilidade de passar lá uns dias a trabalhar, com o produtor Nelson Carvalho, explicou Inês Laginha.

Sassetti fez, na altura, uma pré-produção do material gravado. E agora, Nelson Carvalho e Inês Laginha juntaram-se para fazer uma segunda selecção, da qual resultam apenas temas inéditos, que não estão fixados em gravações.

A directora explicou que no material gravado encontram-se temas que o compositor fez para a banda sonora de filmes como Alice, de Marco Martins e A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso, mas que não foram utilizados.

A Casa Bernardo Sassetti conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes e tem como objectivo fazer duas edições discográficas por ano. Por confirmar está o lançamento, ainda em 2019, do registo em álbum da música que Bernardo Sassetti fez para o conto A menina do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui