O espectáculo é uma continuação de «Mais Alto!», uma encomenda do Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, que ali se estreou em 2021 e que depois percorreu o país, já integrado nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Em palco, Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa e Sérgio Nascimento reinterpretam temas de várias épocas, que vão sendo contextualizados pela escritora Isabel Minhós Martins.
A Lusa assistiu a um dos ensaios, no Lu.Ca, e, ainda antes de os músicos começarem a tocar, Isabel Minhós Martins explicou que se iriam ouvir «músicas criadas com intenção de chamar a atenção para várias questões».
«As músicas vão sendo explicadas e isso acaba por ser o que distingue este espectáculo de outro qualquer. Se fôssemos tocar estas músicas sem explicação, seria outra coisa. Dizer "esta música foi escrita não sei quando, o contexto histórico era este, a música foi recebida desta forma", ou "esta música foi escrita em código, porque naquela altura não se podia escrever abertamente, porque senão era censurada". É importante essas coisas todas serem ditas», explicou Francisca Cortesão.
Do alinhamento do primeiro espectáculo saíram alguns temas e entraram outros, permitindo que fossem abordadas «temáticas deixadas de fora da primeira vez», como a identidade de género, a homossexualidade, os refugiados ou a imigração.
As canções escolhidas são de artistas e bandas como José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Luís Severo, Benjamim, Titãs, Rita Lee, Xutos & Pontapés e António Variações.
Embora os temas escolhidos não tenham sido criados para crianças, com excepção de Arco-Íris, dos Clã, ao reinterpretá-los, não houve da parte dos músicos uma preocupação em adaptá-los ao público infantil.
«Em termos musicais não. A única coisa que fizemos, num caso ou outro, foi abreviar um bocadinho a estrutura das canções», disse Francisca Cortesão. «A nossa preocupação nesse aspecto é mais adaptá-las a nós, ao formato que temos e às pessoas que são. E aí percebemos se é um caminho que podemos prosseguir ou não», acrescentou Afonso Cabral.
«Ainda mais alto!» estará em cena no Lu.Ca até 23 de Abril, havendo sessões para famílias e para escolas. Depois disso, para já, há actuações marcadas em 24 de Abril em Arouca e em 25 de Abril em Espinho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui