Os trabalhadores da empresa CORALFISH, sediada em Atouguia da Baleia, irão realizar uma greve no dia 14 de junho, com uma concentração agendada das 10h às 12h em frente às instalações da empresa. A acção tem como objetivo reivindicar o pagamento dos salários e subsídios de férias em atraso.
A situação já começa a atingir contornos dramáticos com alguns trabalhadores a enfrentar dificuldades financeiras e pessoais, com prestações e rendas em atraso e dificuldades em adquirir alimentos levando a casos de fome e má nutrição.
Recorde-se que já no ano passado a situação era semelhante e a Setembro, o AbrilAbril noticiou que, com o apurado nesse mês, era a terceira vez que os trabalhadores tinham os salários em atraso. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar (STIAC) já denunciou esta situação junto de várias entidades, incluindo a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal e já apresentou duas queixas à Autoridade para as Condições do Trabalho.
Segundo o sindicato, os trabalhadores têm enviado solicitações de suspensão dos contratos de trabalho à Coralfish e à Autoridade para as Condições do Trabalho desde Agosto de 2022. Ainda assim o STIAC afirma que as questões prioritárias para a ACT como Higiene e Segurança no Trabalho têm sido ignoradas pela pela mesma desde Março de 2023, altura em que foi feito um pedido de inspeção que não mereceu resposta.
Na nota publicada, o STIAC reitera que a situação delicada enfrentada pelos trabalhadores da Coralfish exige uma ação urgente das autoridades competentes para garantir o pagamento dos salários em atraso e resolver as questões pendentes relacionadas às condições de trabalho. Os trabalhadores não faltarão à chamada e, mesmo com todas a dificuldades, vão partir para a luta por uma vida melhor.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui