O Museu do Aljube vai promover os roteiros «A Revolução está na Rua!» e «Visita ao Aljube!», nos dias 21 e 28 de Setembro, respectivamente, guiando os interessados pela história da resistência e liberdade em Portugal. Aqueles que fazem uso da LGP serão contemplados.
O primeiro itinerário será feito pelas ruas da Baixa de Lisboa para descobrir alguns dos locais e momentos determinantes no dia 25 de Abril de 1974 e do processo revolucionário de 1974 e 1975. O percurso terá início no Largo da Boa Hora e passará pelos largos do Carmo e da Misericórdia até a Rua António Maria Cardoso, onde funcionou a sede da famigerada PIDE/DGS.
Já a segunda visita será no próprio edifício do museu, que foi presídio durante o fascismo. A visita guiada, com duração aproximada de uma hora, contemplará todos os cinco pisos e todas as suas exposições e memoriais. Da amostra arqueológica às histórias da resistência na clandestinidade, tudo poderá ser visto num acervo que contextualiza desde o princípio do regime ditatorial em 1926 até aos movimentos independentistas da Revolução de Abril.
Ambos os roteiros se darão apenas no horário das 10h30 e exigem inscrição prévia através do email [email protected].
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui