|CENA-STE

Regulamento dos artistas de rua no Porto implementado de forma abusiva pela Câmara

A denúncia é do CENA-STE, que fala «em graves prejuízos para os artistas, não só impedidos de trabalhar, como obrigados a adquirir equipamentos novos, apesar de estarem de acordo com o regulamento».

CréditosAndreasAux / Pixabay

O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE/CGTP-IN) sublinha que se mantém atento à implementação do regulamento dos artistas de rua, considerando-o «uma medida abusiva e inconstitucional, limitadora de liberdades e direitos fundamentais».

O CENA-STE considera em comunicado que, após a aprovação do regulamento, existem vários sinais de ter havido «grandes falhas» neste processo, exigindo a «assunção de responsabilidades por quem aprovou o regulamento», cuja consequência é haver «dezenas de artistas impedidos de trabalhar e sem rendimentos enquanto esperam pela licença, pedida nos primeiros dias em que tal foi possível».

Nesse sentido, o sindicato chama a atenção para diversos factos, nomeadamente não ter sido acautelado um período de aplicação progressiva do regulamento, os músicos serem chamados para verificar os equipamentos e serem «confrontados com sucessivas decisões contraditórias» – aprovação, nova chamada e desaprovação em massa», para além da «definição arbitrária da potência dos equipamentos», com o chumbo de alguns, «apesar de estarem de acordo com as especificações do regulamento».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui